Criada recentemente como divisão especializada no desenvolvimento de motores tradicionais e eletrificados do grupo Renault, a Horse inicia na Europa importante ciclo de produção de componentes. Na fábrica de Aveiro, em Portugal, a empresa começou nesta semana a montar os chamados PEBs (Power Electronics Box), que serão usados nos veículos híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) de todo o grupo.
O PEB é componente importante dos sistemas eletrificados, sendo responsável pela gestão dos dois motores elétricos que compõem os conjuntos híbridos. Segundo a Horse, o dispositivo foi atualizado para incluir menos chicotes elétricos – para maior robustez e confiabilidade -, de modo a integrar vários sistemas em uma única unidade.
Com isso, consegue abranger inversor/conversor de energia e converter corrente contínua (CC) da bateria do veículo em corrente alternada (CA). Além disso, é capaz de transformar a energia da bateria de alta tensão em energia de baixa tensão, facilitando o uso vários subsistemas do carro como luzes, rádio e carga para a bateria menor de 12V.
Outra função é fornecer regulagem em tempo real para distribuição de energia em todo o veículo, com base na velocidade e aceleração. Por fim, garante que todos os componentes evitem superaquecimento, maximizando a vida útil da unidade e melhorando a eficiência.
“A linha de produção foi transformada, aumentando a nossa flexibilidade e produtividade, para se firmar como um exemplo da Indústria 4.0, confirmando a nossa posição como fornecedor líder de combustão de baixo carbono e sistemas de motorização híbridos”, destaca Patrice Haettel, CEO da Horse. A fábrica portuguesa produzirá 60 mil unidades neste ano e, a partir de 2025, ampliará a produção para 230 mil unidades anuais.
Herdeira de toda a divisão de motores da Renault, a Horse foi criada como joint-venture em parceria com a chinesa Geely. É atualmente responsável por todo o desenvolvimento de motores térmicos e sistemas híbridos do grupo. Conta ao todo com 8 fábricas em 7 países, além de três centros de pesquisa e sede em Madrid, na Espanha.
A unidades fabris estão localizadas em Curitiba (Brasil), Córdoba (Argentina), Los Andes (Chile), Aveiro (Portugal), Bucareste, Mioveni e Titu (Romênia), Sevilha e Valladolid (Espanha) e Bursa (Turquia).
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