Horse, da Renault, inicia produção de componentes para veículos híbridos
Fábrica da empresa em Aveiro, Portugal, produzirá Power Electronics Box (PEBs) ao ritmo de 230 mil unidades por ano
Criada recentemente como divisão especializada no desenvolvimento de motores tradicionais e eletrificados do grupo Renault, a Horse inicia na Europa importante ciclo de produção de componentes. Na fábrica de Aveiro, em Portugal, a empresa começou nesta semana a montar os chamados PEBs (Power Electronics Box), que serão usados nos veículos híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV) de todo o grupo.
O PEB é componente importante dos sistemas eletrificados, sendo responsável pela gestão dos dois motores elétricos que compõem os conjuntos híbridos. Segundo a Horse, o dispositivo foi atualizado para incluir menos chicotes elétricos – para maior robustez e confiabilidade -, de modo a integrar vários sistemas em uma única unidade.
Com isso, consegue abranger inversor/conversor de energia e converter corrente contínua (CC) da bateria do veículo em corrente alternada (CA). Além disso, é capaz de transformar a energia da bateria de alta tensão em energia de baixa tensão, facilitando o uso vários subsistemas do carro como luzes, rádio e carga para a bateria menor de 12V.
Outra função é fornecer regulagem em tempo real para distribuição de energia em todo o veículo, com base na velocidade e aceleração. Por fim, garante que todos os componentes evitem superaquecimento, maximizando a vida útil da unidade e melhorando a eficiência.
“A linha de produção foi transformada, aumentando a nossa flexibilidade e produtividade, para se firmar como um exemplo da Indústria 4.0, confirmando a nossa posição como fornecedor líder de combustão de baixo carbono e sistemas de motorização híbridos”, destaca Patrice Haettel, CEO da Horse. A fábrica portuguesa produzirá 60 mil unidades neste ano e, a partir de 2025, ampliará a produção para 230 mil unidades anuais.
Herdeira de toda a divisão de motores da Renault, a Horse foi criada como joint-venture em parceria com a chinesa Geely. É atualmente responsável por todo o desenvolvimento de motores térmicos e sistemas híbridos do grupo. Conta ao todo com 8 fábricas em 7 países, além de três centros de pesquisa e sede em Madrid, na Espanha.
A unidades fabris estão localizadas em Curitiba (Brasil), Córdoba (Argentina), Los Andes (Chile), Aveiro (Portugal), Bucareste, Mioveni e Titu (Romênia), Sevilha e Valladolid (Espanha) e Bursa (Turquia).
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