A Nio impressionou a todos com o novo ET7 2024. O sedã elétrico, que abriu para pré-venda em 16 de abril, será oficialmente lançado no Salão de Pequim na próxima semana. Mas o grande destaque fica por conta da bateria semi-sólida de 150 kWh, cuja produção em massa começou no dia 3 de abril. De acordo com a Nio, essas baterias estarão disponíveis nas estações de troca a partir de maio ou junho.
Para comprovar o alcance real do veículo, a Nio realizou testes em três rotas diferentes no dia 16 de abril. O ET7 superou todas as expectativas, atingindo impressionantes 1.070 km, 1.062 km e 1.046 km, respectivamente.
O trajeto campeão foi feito entre Kunming e Zhanjiang, onde o ET7 alcançou a marca de 1.070 km, equivalentes a 649,86 milhas. Nessa viagem, o consumo médio de energia ficou em 12,7 kWh/100 km. Vale ressaltar que 70,7% do percurso, ou 757 km, foram feitos utilizando o sistema de piloto automático Navigate on Pilot Plus (NOP+).
O segundo melhor resultado veio do teste entre Pequim e Hefei, onde estão localizadas as fábricas da Nio. O ET7 percorreu 1.062 km com um consumo médio de energia de 13,0 kWh/100 km. Aqui, o NOP+ auxiliou na condução por 429 km, representando 40,3% do trajeto.
Por fim, o teste menos favorável aconteceu entre a sede da Nio em Shanghai e Xiamen. O ET7 alcançou 1.046 km com um consumo médio de energia de 13,3 kWh/100 km. Curiosamente, essa foi a rota com maior participação da direção manual, já que o NOP+ atuou apenas em 37,6% do percurso, totalizando 394 km.
É interessante notar que, em dezembro do ano passado, William Li, CEO da Nio, realizou o primeiro teste público do ET7 equipado com a bateria semi-sólida de 150 kWh. Em uma transmissão ao vivo, Li percorreu 1.044 km da viagem de 14 horas entre Shanghai e Xiamen, finalizando o teste com 3% de capacidade restante na bateria.
Kunming | Beijing | Shanghai | |
Distância | 1070 km | 1062 km | 1046 km |
Consumo por 100km | 12.7 kWh | 13 kWh | 13.3 kWh |
NOP+ | 757 km | 429 km | 394 km |
NOP+ share | 70.7% | 40.3% | 37.6% |
Tempo de condução | 12.8 hours | 13.2 hours | 13.1 hours |
Velocidade média | 83.7 km/h | 80.5 km/h | 79.9 km/h |
Velocidade máxima | 118 km/h | 110 km/h | 120 km/h |
Temperatura | 15.5-30 °C | 15.5-30 °C | 18.5-29.5 °C |
Variação de altitude | -1875 m | 34 m | -3 m |
A Nio já havia anunciado que a bateria semi-sólida de 150 kWh estará disponível apenas no modelo de assinatura Battery as a Service (BaaS). Nessa modalidade, o cliente compra o carro sem a bateria e paga uma mensalidade para alugar o pack da Nio. A troca da bateria por uma semi-sólida poderá ser feita nas estações de troca em apenas 3 minutos.
Fabricada pela WeLion New Energy Technology, a bateria semi-sólida possui densidade energética de 360 Wh/kg, enquanto a densidade energética total do pack fica em 260 Wh/kg. Seu sistema de refrigeração é seis vezes mais potente do que o utilizado em baterias convencionais.
A Nio atualmente oferece duas opções de bateria para o ET7: 75 kWh e 100 kWh. As entregas do modelo 2024 começarão em 30 de abril, após o lançamento oficial no Salão de Pequim, em 25 de abril.
Fonte: CarNewsChina
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