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Sob pressão dos EUA, México suspenderá incentivos para montadoras chinesas

Em reunião com a BYD, governo mexicano deixou claro que não concederia incentivos para produção local

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O mercado global de veículos elétricos (VE) está esquentando e as tensões estão aumentando entre os Estados Unidos e a China, as duas maiores economias do mundo. E no meio do fogo cruzado está o México, um grande produtor de automóveis com laços estreitos com ambos os países.

Reunião entre México e BYD: Incentivos Pausados 

Segundo informado pela Reuters, em janeiro de 2024 autoridades mexicanas se reuniram com executivos da BYD, uma das maiores montadoras de veículos elétricos do mundo. Na ocasião, o governo mexicano deixou claro que não concederia incentivos à BYD, como terrenos públicas de baixo custo ou cortes de impostos para investimentos em produção de EVs. Além disso, as autoridades mexicanas suspenderam futuras reuniões com montadoras chinesas.

A Casa Branca, por sua vez, expressou preocupação com a possibilidade de montadoras chinesas inundarem o mercado americano com veículos que representem uma ameaça à segurança nacional. O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que não permitirá tal situação.

BYD Seal

Pressão dos EUA

As montadoras, sindicatos e políticos estadunidenses estão cada vez mais preocupados com o fato de as empresas chinesas de veículos elétricos, como BYD, SAIC, Geely, Chery e JAC, planejarem usar o México como porta dos fundos para contornar as pesadas tarifas dos EUA (atualmente de 27,5%) e inundar o mercado norte-americano com carros elétricos baratos. A representante comercial dos EUA, Katherine Tai, enfatizou a necessidade de uma "ação decisiva" para proteger os veículos elétricos americanos da concorrência chinesa subsidiada.

Para evitar esse cenário, o governo dos EUA, especificamente o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), está pressionando o México a suspender os incentivos aos fabricantes chineses de veículos elétricos. O USTR argumenta que o USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) não deve ser uma "porta dos fundos" para a China acessar o mercado dos EUA sem as tarifas adequadas. Essa pressão teria começado em setembro de 2023, durante as negociações de alto nível entre os EUA e o México, e continuou em janeiro de 2024, em Toronto.

byd yuan plus fabrica

O México enfrenta uma situação difícil. Embora o investimento chinês possa beneficiar sua economia, o país também tem receio de "perturbar" os EUA, especialmente com a revisão do USMCA em 2026. As autoridades mexicanas temem que os EUA possam usar a "cláusula de caducidade" para alterar significativamente o acordo comercial de uma forma que coloque o México em desvantagem.

Apesar da falta de incentivos federais e da pressão dos EUA, as montadoras chinesas, como a BYD, continuam interessadas em estabelecer raízes no México. A BYD afirma que qualquer fábrica mexicana atenderia ao mercado local, mas o ceticismo do setor é abundante. Na ausência de apoio federal, a BYD está supostamente buscando incentivos dos estados mexicanos, que oferecem pacotes menos atraentes em comparação com as ofertas federais.

BYD Seal U (2024) - teste (IT)

O resultado dessa situação terá um impacto significativo no mercado norte-americano de veículos elétricos. Aqui estão alguns cenários possíveis:

  • O México prioriza as preocupações dos EUA: O México continua a reter incentivos para os fabricantes chineses de veículos elétricos, o que pode levar a um número menor de fábricas de automóveis chinesas no país. Isso poderia beneficiar os fabricantes de automóveis dos EUA, mas também poderia limitar a concorrência e a inovação no mercado mexicano.
  • O México encontra um meio-termo: o México pode oferecer incentivos limitados às montadoras chinesas, garantindo algum investimento e, ao mesmo tempo, apaziguando as preocupações dos EUA. Esse cenário poderia promover a concorrência e, potencialmente, reduzir os preços dos veículos elétricos para os consumidores mexicanos.
  • As montadoras chinesas encontram soluções alternativas: As empresas chinesas podem explorar estratégias alternativas para entrar no mercado dos EUA, como aumentar a produção nos próprios EUA ou se concentrar em outros mercados.

Conclusão

A rivalidade entre os EUA e a China no segmento de veículos elétricos está exercendo uma enorme pressão sobre o México. A decisão do país com relação aos incentivos chineses para veículos elétricos terá ramificações significativas para o avanço da mobilidade elétrica na América do Norte. Resta saber se o México conseguirá superar esse imenso desafio e traçar um caminho que beneficie seus próprios interesses econômicos, mantendo um relacionamento saudável com os EUA e a China.

Fonte: Reuters

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