A Honda está prestes a fechar um acordo importante com o governo canadense para estabelecer um centro de manufatura de carros elétricos (EVs) em Ontário. Este investimento bilionário está inserido na estratégia da Honda em expandir sua presença de EVs na América do Norte.
O acordo envolve a construção de novas instalações para processamento de materiais de bateria, fabricação de baterias e montagem de veículos elétricos. Este movimento estratégico posiciona a região como um hub para as ambições de EVs da Honda na região.
Com subsídio parcial do governo do Canadá, o novo projeto visa fortalecer a posição da fabricante japonesa em um momento crucial para a transição energética, onde montadoras mais adiantadas com os carros elétricos passam por dificuldades, a exemplo da pioneira Tesla. No entanto, as montadoras estão fazendo apostas de longo prazo. No mês passado, a Honda e a Nissan anunciaram uma colaboração para co-desenvolver tecnologia de bateria para EVs, com o objetivo de se manterem competitivas frente aos rivais chineses.
O governo canadense vê o acordo da Honda como uma vitória estratégica, aproveitando os acordos do ano passado com outras montadoras como Volkswagen e Stellantis. Esses acordos anteriores se concentraram fortemente em subsidiar a produção de baterias no Canadá.
Esse movimento da Honda é uma resposta à Lei de Redução da Inflação dos EUA assinada em 2022. Essa lei oferece incentivos financeiros para empresas que produzem veículos elétricos dentro dos Estados Unidos. O governo canadense vê seu apoio como crucial para manter a participação do Canadá na indústria automotiva norte-americana.
O setor automotivo é uma parte vital da economia de Ontário, com grandes fábricas como Ford, GM, Toyota e Stellantis já estabelecidas na província. Com a Honda entrando em cena e fábricas de baterias em construção pela Stellantis e Volkswagen, Ontário está se preparando para se tornar um competidor importante no cenário global de EVs.
No Brasil, a Honda anunciou recentemente um investimento de R$ 4,2 bilhões para ampliar gradualmente a produção na fábrica de Iracemápolis até 2030 e lançar no ano que vem o Honda WR-V nacional, bem como seu primeiro modelo híbrido e:HEV feito no país.
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