Enquanto se prepara para iniciar operações no Brasil, a Neta Auto lança mais uma novidade: o Neta L, um SUV elétrico com extensor de alcance EREV (Extended-Range Electric Vehicle) que acaba de estrear na China. O modelo chega ao mercado chinês em quatro versões e se destaca pela nova bateria e capacidade de recarga ultrarrápida.
Embora uma versão elétrica a bateria esteja nos planos, o lançamento inicial se concentra em modelos EREV com preço inicial de 129.900 yuans, o que daria aproximadamente R$ 95 mil em uma conversão direta.
O Neta L combina um motor extensor de alcance 1.5 litro de quatro cilindros com um motor elétrico de 231 cv. Esta configuração permite um alcance elétrico puro de 220 km ou 310 km, dependendo da configuração da bateria - a autonomia combinada é de até 1.300 km. As baterias de fosfato de ferro e lítio de 30 kWh ou 40 kWh são fornecidas pela CATL e possuem recursos de carregamento rápido impressionantes. A Neta afirma que o Neta L pode carregar de 30% a 80% em apenas 19 minutos, tornando-o um forte candidato ao título de EREV de carregamento mais rápido do mundo.
Construído na plataforma Shanhai 2.0 da Neta, o Neta L mede 4.770 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.660 mm de altura, com distância entre eixos de 2.810 mm. O design aerodinâmico atinge um coeficiente de arrasto de 0,258Cd, contribuindo para a eficiência.
O Neta L ostenta um conjunto abrangente de recursos de assistência ao motorista, incluindo Park Assist, controle de cruzeiro adaptativo e centralização de faixa. Essas funções são habilitadas por uma rede de cinco radares de ondas milimétricas, uma câmera frontal, quatro câmeras surround view (360), 12 radares ultrassônicos e uma câmera do Sistema de Monitoramento do Motorista.
O interior do Neta L se destaca ainda pelas telas duplas de 15,6" que dominam o espaço do painel, quadro de instrumentos LCD, volante em forma de D, sistema de áudio e vídeo Neta sky theater com 16 alto-falantes, refrigerador de 6,6 litros e comandos de voz.
De forma geral, o Neta L parece ser um SUV EREV bem equipado e rico em recursos tecnológicos, sem contar a vantagem da recarga ultrarrápida caso não utilize o motor a combustão para carregar a bateria.
Sobre o Brasil, apuramos que a Neta está trabalhando para lançar sua operação no país ainda em 2024, então um anuncio oficial deve acontecer em breve. De qualquer forma, ainda não foi definido quais modelos da montadora chinesa serão lançados no país. O line-up conta com este novo Neta L, além do Neta X, um SUV elétrico um pouco menor que tem feito sucesso em seu mercado de origem, mas é preciso esperar para mais detalhes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv