O desempenho comercial da excêntrica picape Cybertruck, da Tesla, chamou atenção dentro do segmento nos últimos meses. Desde dezembro de 2023, quando começou a ser ofertada, até o último dia 4 de abril, a picape elétrica teve aproximadamente 3.878 unidades entregues nos Estados Unidos. Os números são modestos diante do tamanho do mercado norte-americano, mas colocam a caminhonete em posição importante dentro da categoria.
Para efeito de comparação, o rival Hummer EV vendeu do início do ano até março somente 1.688 unidades. Até mesmo levando em conta todo o ano de 2023, o modelo da GMC ainda leva a pior, com apenas 3.260 exemplares entregues. Outra concorrente direta, a Rivian R1T também foi superada pela Cybertruck ao vender apenas 2.399 unidades no primeiro trimestre (ou 3.562 se contabilizado o último mês de dezembro).
Na prática, a picape da Tesla perdeu apenas para a Ford F-150 Lightning, que vendeu 7.743 exemplares no primeiro trimestre do ano (aumento de 80,4% em relação ao mesmo período de 2023). Neste caso, é bastante improvável que a Cybertruck consiga se sair melhor. De todo modo, e apesar de todas as polêmicas, a picape parece estar conseguindo conquistar número considerável de clientes neste início de vida no mercado.
Considerada um dos lançamentos mais polêmicos da Tesla, a Cybertruck chama atenção pelo design nada convencional e extremamente retilíneo. Entre outros diferenciais, conta com carroceria feita de liga de aço inox. Na época do lançamento, o chefão Elon Musk garantiu que a estrutura é resistente a amassados, arranhões e, como fez questão de demonstrar durante a apresentação, até golpes de marreta.
São oferecidas três opções de motorização. A primeira usa motor único elétrico e tração traseira, enquanto a intermediária adota um segundo motor que moverá também as rodas dianteiras. Já a configuração mais cara tem conjunto formado por três propulsores. Dados de fábrica indicam ainda 35° de ângulo de entrada e 28° de saída, bem como capacidade de reboque de até 6 toneladas e caçamba de até 1,5 tonelada.
A versão mais cara promete acelerar de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos e alcançar até 515 km de autonomia. A potência é de 845 cv na topo de gama e 600 cv na intermediária. Os números de venda, vale lembrar, só foram descobertos por conta de recall anunciado recentemente. Com isso, a Tesla tem, por obrigação legal, que divulgar a quantidade de veículos afetados. Historicamente, a marca não costuma revelar os números de emplacamentos de seus carros de forma separada.
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