Em ritmo acelerado, a mobilidade elétrica não para de receber novidades na China. Enquanto novos modelos de carros elétricos não param de chegar ao mercado, a tecnologia de baterias tem novidades quase que diariamente. E agora é a vez da gigante de baterias CATL, que acaba de lançar um divisor de águas: a bateria Shenxing Plus.
A Shenxing Plus utiliza células de fosfato de ferro e lítio (LFP), conhecidas por serem mais baratas de produzir e confiáveis. Tradicionalmente, as baterias LFP ficaram para trás em relação ao níquel-manganês-cobalto (NCM) na densidade de energia, limitando o alcance. No entanto, a novidade da CATL chegou para essa realidade.
O Shenxing Plus ostenta uma notável densidade de energia de 205 Wh/kg, comparável a muitas baterias NCM - como referência, a segunda geração de baterias Blade da BYD que será apresentada no 2º semestre promete subir de 160 para 190 Wh/kg.
Essa descoberta é atribuída a um material de ânodo de colmeia 3D autodesenvolvido e à tecnologia CTB 3.0 (célula-estrutura), maximizando a utilização do espaço e aumentando a densidade de energia em 7%.
Os resultados são impressionantes. Uma carga de 10 minutos no Shenxing Plus oferece incríveis 600 quilômetros de alcance, ultrapassando os limites da velocidade de carregamento. Isso se traduz em um multiplicador de carga de 4C (quatro vezes a capacidade da bateria), adicionando 1 quilômetro de alcance por segundo. Para comparação, a bateria Shenxing anterior oferecia já respeitáveis 400 quilômetros em 10 minutos.
Isso se traduz em um potencial alcance total de 1.000 km (com base no CLTC, o Ciclo de Teste de Veículos Leves da China) em uma única carga - um sonho para viagens de longa distância em carros elétricos.
A CATL também prioriza a segurança com o Shenxing Plus. A bateria integra uma caixa de alta voltagem com eficiência de resfriamento ultra-alta e um algoritmo de sistema de gerenciamento de bateria inteligente movido a IA para controle térmico e desempenho ideais.
A ambição da CATL se estende além da própria bateria. Em parceria com gigantes da indústria como Huawei, Star Charging, Shudao New Energy e Cloud Fast Charging, eles visam estabelecer a maior rede de supercarregamento da China. Essa abordagem abrangente garante a ampla disponibilidade da tecnologia de carregamento ultra-rápido necessária para desbloquear todo o potencial do Shenxing Plus.
A bateria Shenxing Plus é um salto significativo para os EVs. Com sua combinação de carregamento mais rápido, maior alcance e foco na segurança, ela abre novas possibilidades para carros elétricos ainda mais usáveis. Com uma rede de carregamento robusta em desenvolvimento, a inovação da CATL tem o potencial de redefinir viagens de longa distância e acelerar a adoção de EVs na China e demais mercados.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem