A Tesla Cybertruck foi um dos lançamentos mais importantes para o mercado automotivo americano no ano passado. Não apenas em termos de estilo, mas em termos de significado: a chegada da primeira marca de carros elétricos do mundo no segmento de picapes.
Não foi um evento de impacto global, considerando que o tipo de veículo não é tão popular fora da América do Norte. Embora existam outros mercados, como Tailândia, África do Sul, América do Sul ou Austrália, que adoram picapes, eles são modelos menores que o Cybertruck.
As primeiras unidades do Tesla Cybertruck foram entregues em dezembro de 2023. Mas como estão as vendas até agora?
Em primeiro lugar, é importante acrescentar que, após três meses da abertura das vendas, ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre o desempenho comercial de um carro. Cada modelo é diferente, e cada mercado tem sua própria dinâmica. A disponibilidade do produto também desempenha um papel importante. Apesar disso, já é possível observar tendências que podem antecipar a tendência para os próximos meses.
De acordo com dados da JATO Dynamics, o Tesla Cybertruck vendeu 2.803 unidades nos Estados Unidos entre janeiro e março deste ano. Dessas, 869 foram vendidas em janeiro, 925 em fevereiro e 1.009 em março. Portanto, há uma tendência de crescimento, mas muito lenta, o que deixa mais perguntas do que respostas sobre o sucesso dessa estranha picape.
Para fins de comparação, durante o mesmo período, a Tesla vendeu 140.200 carros entre o Model 3, Model Y, Model S, Model X e Cybertruck. Isso significa que a criticada picape foi responsável por apenas 2% do número total de Teslas vendidos nos EUA. Isso é muito pouco, considerando toda a cobertura da mídia que ela recebeu desde que foi lançada. O nível de vendas da Tesla Cybertruck também é baixo se levarmos em conta que estamos falando do segmento de picapes grandes, que é muito popular nos Estados Unidos.
Vendas da Tesla nos EUA - 1º trimestre de 2024
O problema, embora seja muito cedo para considerá-lo como tal, é a motorização. Os carros elétricos em geral não atraem a maioria dos consumidores americanos. Eles simplesmente os consideram muito caros e difíceis de carregar. Nesse sentido, a JATO fez um estudo sobre os motivos pelos quais as pessoas nos EUA querem continuar dirigindo carros a gasolina.
Entre janeiro e março deste ano, 595.400 picapes foram vendidas nos Estados Unidos. Dessas, quase 540.000 unidades tinham motores a gasolina ou híbridos leves e 41.500 unidades tinham motores híbridos. As picapes elétricas responderam por 14.200 unidades, ou 2,3% do total do segmento. Um exemplo claro do gosto do consumidor por esse tipo de carro.
Embora não haja muito interesse do público em picapes elétricas, o Tesla Cybertruck já é o segundo mais vendido em março. O primeiro campeão de vendas continua sendo o Ford F-150 Lightning, com 7.335 unidades durante o primeiro trimestre, 8,7% do total vendido entre todos os trens de força disponíveis para o modelo. O terceiro mais vendido foi o Rivian R1T, com 2.737 unidades.
Vendas de picapes elétricas nos EUA - 1º trimestre de 2024
Para ser justo, os carros elétricos estão tendo dificuldades nos Estados Unidos. Acrescente a isso o fato de que o segmento de picapes é historicamente muito "movido a gasolina", e você vê resultados como esse. Será que o Cybertruck poderá ir contra essa tendência e tornar a picape elétrica um veículo da moda, como o Model 3 e o Y fizeram em seus respectivos segmentos? Ainda temos que esperar.
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista do setor automotivo na JATODynamics.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul