Londres pode estar prestes a ter um novo ônibus icônico, e desta vez, totalmente elétrico. A BYD, empresa chinesa líder em veículos eletrificados, está cotada para vencer a licitação para substituir o ônibus New Routemaster, conhecido como "Boris Bus".
O concorrente da vez é o BYD BD11, um ônibus de dois andares com boas especificações. Ele é equipado com uma bateria gigante de 532 kWh, a maior entre todos os veículos comerciais do Reino Unido. Essa bateria deve garantir uma autonomia de cerca de 640 quilômetros, muito superior ao que os ônibus londrinos costumam rodar em um dia, que fica entre 160 e 320 quilômetros.
Além da autonomia, o BD11 também se destaca pela eficiência energética, consumindo apenas 1,4 quilômetro por kWh. A bateria, com capacidade útil de 457 kWh, fica embutida no chassi, o que traz vantagens como redução de peso em 8%, mais espaço interno para passageiros e maior alcance.
A Go-Ahead Group, operadora de ônibus para a Transport for London (TfL), deve encomendar 100 unidades do BD11. Com um preço estimado em £ 400.000 (cerca de R$ 2.7 milhões), o modelo chinês é £ 100.000 (R$ 675 mil) mais barato que seus concorrentes britânicos.
Apesar da fabricação na China, a BYD ressalta que 34% dos componentes do BD11 são provenientes da Europa. A empresa já havia feito parceria com a fabricante britânica Alexander Dennis, mas ambas decidiram seguir caminhos independentes após a entrega de mais de 1.800 ônibus.
O BD11 tem 10,9 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 4,3 metros de altura. Dependendo da configuração, pode transportar até 90 passageiros.
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