As gigantes chinesas da indústria automotiva, BYD e Geely, estão travando uma batalha acirrada pelo 10º lugar no ranking mundial de fabricantes de automóveis. Essa conquista aponta um marco significativo, já que 2024 é o primeiro ano em que uma marca chinesa entra no top 10. Ambas as empresas detêm atualmente 3,5% da participação no mercado global, empatadas lado a lado.

A competição se intensifica à medida que as duas montadoras se chocam sobre quem ostenta o sistema híbrido plug-in (PHEV) mais eficiente. A disputa inicialmente se concentrava na eficiência do motor, com a BYD reivindicando uma eficiência térmica superior de 46,5% em um motor produzido em massa, em comparação com o número não confirmado da Geely.

Galeria: BYD Seal 06 DM-i

O campo de batalha agora mudou para o consumo de combustível. A BYD ostenta um impressionante 2,9 litros por 100 quilômetros (34,4 km/l) para seu sistema PHEV DM-i 5.0, usando o padrão de teste NEDC mais antigo. No entanto, a Geely contesta esse número, argumentando que o NEDC está desatualizado e não reflete as condições reais de direção. Eles defendem o padrão WLTC, que produz um número menos otimista de 3,8 l/100km (26,3 km/l) para o mesmo sistema BYD.

A BYD retruca afirmando que o padrão NEDC representa melhor os padrões de direção nas principais cidades chinesas, caracterizados por velocidades médias mais baixas. Embora os testes da imprensa tenham demonstrado que o BYD Qin L atingiu um alcance notável superior a 2.400 quilômetros, as condições específicas de direção permanecem em sigilo.

 Geely Raytheon Hybrid Platform

Geely Raytheon Hybrid Platform

Mas olhando para a frente, essa competição acirrada provavelmente impulsionará mais inovações. Podemos esperar um lançamento mais cedo do sistema PHEV NordThor de próxima geração da Geely, potencialmente este ano, em vez do cronograma anunciado anteriormente. Além disso, o recente estabelecimento da Horse Powertrain, uma joint venture entre Geely e Renault, significa um impulso para que a tecnologia da Geely alcance um público global.

A luta pela supremacia do PHEV entre BYD e Geely é um testemunho da crescente influência da China na indústria automotiva global. Os consumidores podem esperar que veículos híbridos ainda mais eficientes e avançados surjam dessa intensa competição.

Fonte: CarNewsChina