A BYD, gigante chinesa de veículos elétricos e híbridos plug-in, continua pisando no acelerador. As vendas mensais da empresa dispararam 38,13% em maio de 2024 na comparação anual. Foram 331.817 unidades vendidas, contra 240.220 no mesmo período do ano passado. Um crescimento que reflete a trajetória ascendente da BYD no mercado automotivo global.

De abril para maio, as vendas subiram 5,93%, demonstrando a consistência do bom desempenho da BYD. No acumulado do ano, o crescimento também foi expressivo: 26,8% a mais na comparação com 2023, totalizando 1.271.325 veículos elétricos e híbridos plug-in vendidos. 

Navio da BYD desembarca King e Song Pro em Suape

Analisando por categoria, o destaque vai para os veículos de passeio. Nesse segmento, a BYD emplacou 330.488 unidades em maio, representando um salto de 38,23% na comparação com 2023.

E os carros elétricos puros (BEVs) também continuam firmes. As vendas nesse segmento cresceram 22,4% em relação ao ano passado, com 146.395 unidades comercializadas. Já os híbridos plug-in (PHEVs) tiveram um aumento ainda mais expressivo: 54,07% a mais, totalizando 184.093 unidades vendidas.

BYD Dolphin Mini - lançamento

Vale ressaltar o desempenho impressionante da exportação de veículos de passeio: 37.499 unidades vendidas no exterior em maio, um crescimento estratosférico de 267,5% na comparação anual.

Já no segmento de veículos comerciais (CVs), o crescimento geral foi de 17,82% em maio na comparação com 2023, totalizando 1.329 unidades vendidas. No entanto, houve uma queda nas vendas de ônibus: 56,47% a menos, com apenas 239 unidades comercializadas. Por outro lado, as vendas de outros veículos comerciais da BYD tiveram um aumento significativo de 88,26%, alcançando 1.090 unidades em maio de 2024.

BYD Fang Cheng Bao 5

Todas as marcas BYD em crescimento

Analisando por marca, as séries Dynasty e Ocean da BYD combinadas registraram um volume de vendas de 315.227 veículos em maio, crescimento de 38,2% na comparação anual. A marca DENZA também teve bom desempenho, com vendas subindo 11,1% para 12.223 unidades. YangWang e FangChengBao fecharam o mês com 608 e 2.430 veículos vendidos, respectivamente.

Não é mais novidade que a montadora chinesa está se consolidando no mercado global de carros eletrificados plug-in, impulsionada pelo forte crescimento de vendas e exportação. No Brasil, por exemplo, a marca tem como meta vender mais de 100.000 veículos elétricos e híbridos plug-in em 2024, abrindo caminho para a produção nacional que deve começar a partir do final do ano. 

Fonte: Gasgoo