Em maio, o mercado de carros elétricos no Brasil registrou um recuo de 22,84% em relação ao mês anterior, com 5.170 unidades vendidas. Apesar da queda mensal, o cenário geral é muito positivo: no acumulado do ano, o número de emplacamentos já chega a 25.993 unidades, representando um crescimento expressivo de 676% em comparação com 2023.
Nesse cenário, a BYD continua isolada na liderança dos carros elétricos, com quatro modelos entre os dez mais vendidos no mês passado. A GWM emplacou o terceiro modelo mais vendido, mas é uma marca que depende muito mais das vendas de híbridos e híbridos plug-in, enquanto a Volvo avança nas duas frentes, mas agora com ênfase maior nos modelos BEVs, em linha com sua estratégia global.
Mantendo os bons resultados dos últimos dois meses, o BYD Dolphin Mini (2.104) foi o campeão de vendas entre os carros elétricos no Brasil em maio, deixando o irmão maior BYD Dolphin (1.145) mais atrás. No terceiro lugar temos um resiliente GWM Ora 03 (534), mantendo seu ritmo, embora todos eles tenham perdido força em comparação com os números de abril.
Em seu primeiro mês parcial de vendas, o Volvo EX30 (468) surge com um respeitável quarto lugar e expectativa de aumento nos emplacamentos por conta das entregas do período de pré-venda. Logo em seguida, temos um BYD Seal (213) que perdeu um pouco de fôlego em relação aos primeiros meses do ano. Na sexta posição, o BYD Yuan Plus (193) segue num patamar mais modesto se comparado aos seus melhores dias.
A dupla de subcompactos Renault Kwid E-Tech (110) e JAC E-JS1 (101) ficou bem próxima, ocupando sétima e oitava posições, respectivamente, com números em linha com os resultados dos últimos meses.
Nas últimas duas posições do top 10, a dupla Volvo EX40 (56) e Volvo EC40 (47) amarga resultados bem modestos, nem de longe lembrando os dias de emplacamentos em alta, quando ocupavam os primeiros lugares do ranking.
Ranking | Modelo | Emplacamentos (maio/24) |
1 | BYD Dolphin Mini | 2.104 |
2 | BYD Dolphin | 1.145 |
3 | GWM Ora 03 | 534 |
4 | Volvo EX30 | 468 |
5 | BYD Seal | 213 |
6 | BYD Yuan Plus | 193 |
7 | Renault Kwid E-Tech | 110 |
8 | JAC E-JS1 | 101 |
9 | Volvo EX40 | 56 |
10 | Volvo EC40 | 47 |
11 | BYD Tan | 40 |
12 | BMW iX1 | 34 |
13 | VW ID.4 | 20 |
14 | Mini Cooper SE | 15 |
15 | Porsche Taycan | 14 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil