A BYD, através de sua unidade de fabricação de baterias FinDreams, vai se tornar uma nova fornecedora de células para armazenamento de energia da Tesla além da CATL, conquistando mais de 20% dos pedidos da linha de produtos Megapack, segundo a imprensa local.
De acordo com uma nova reportagem, a FinDreams fechou um acordo com a Tesla em março para fornecer células para a unidade de produção de produtos de armazenamento de energia da Tesla em Xangai.
O fornecimento deve começar no primeiro trimestre do ano que vem. A fábrica da Tesla em Xangai, chamada de Megafactory, começou a ser construída em maio e é o primeiro projeto de armazenamento de energia da empresa fora dos Estados Unidos.
A Tesla compra células de fornecedores e as monta em sistemas completos de armazenamento de energia, incluindo o Megapack, um sistema de armazenamento em larga escala para escritórios e fábricas, e o Powerwall, para residências.
O Megapack é responsável por cerca de 80% da receita do negócio de armazenamento de energia da Tesla. Atualmente, apenas a linha de produtos Megapack está planejada para a fábrica da Tesla em Xangai, e o principal fornecedor de células é a CATL, com a FinDreams como fornecedora alternativa.
A participação da FinDreams deve ultrapassar 20%, segundo o relatório, citando uma fonte familiarizada com o assunto. A fábrica da Tesla em Xangai tem capacidade projetada para 40 GWh por ano, o que significaria um fornecimento anual de até 8 GWh da FinDreams e um valor de pedido anual de até 3,5 bilhões de yuans (US$ 480 milhões).
A Tesla mudou as células do sistema de armazenamento de energia de baterias ternárias de lítio de alto custo para baterias de fosfato de ferro lítio (LFP) de baixo custo em 2021, e gradualmente trocou seu fornecedor de células de armazenamento de energia da LG Energy Solution para CATL.
Provavelmente por uma questão de equilibrar custos e ter mais poder de barganha, a Tesla decidiu trazer a FinDreams como nova fornecedora. "A BYD ofereceu à Tesla o melhor preço, próximo do custo de produção", disse a reportagem, citando uma fonte próxima à BYD.
A Megafactory de Xangai deve entrar em produção no primeiro trimestre de 2025, com o Megapack produzindo até 10.000 unidades por ano e quase 40 GWh de armazenamento de energia.
O negócio de armazenamento de energia é o que mais cresce na BYD no momento, com vendas da FinDreams de 28,4 GWh em 2023, um aumento de mais de 136% em relação ao ano anterior. A CATL e a FinDreams são as duas maiores empresas no mercado global de células de bateria para armazenamento de energia, com participações de mercado de mais de 35% e 13%, respectivamente, em 2023.
Fonte: CNEVPost
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