A BYD anunciou recentemente a chegada da quinta geração de sua tecnologia híbrida plug-in, a DM-i 5.0, que promete revolucionar o mercado com sua eficiência, autonomia e desempenho. A novidade, que já conquistou três recordes mundiais, incluindo o menor consumo de combustível (2,9 litros por 100 km) e a maior autonomia combinada (2.100 km), deve chegar ao Brasil em até 12 meses, segundo fontes ligadas à empresa.

No coração da DM-i 5.0 está um motor a gasolina 1.5 litro totalmente reformulado, que ostenta a incrível eficiência térmica de 46,06%, a mais alta do mundo para motores de combustão interna. Essa conquista é fruto de um conjunto de inovações tecnológicas, como alta taxa de compressão (16:1), dutos de ar otimizados, sistema de combustão inteligente, lubrificação variável e muito mais.

Galeria: BYD: plataforma DM-i 5ª geração

Mais potência, mais autonomia, menos emissões:

Para complementar o motor a combustão, a BYD oferece duas opções de baterias Blade, com capacidades de 10,08 kWh e 15,87 kWh. O sistema híbrido elétrico (EHS) também foi aprimorado, alcançando agora uma eficiência de 92% em operação geral, um aumento de 5% em relação à geração anterior.

A bateria Blade da BYD se destaca também pela densidade energética, que cresceu 15,5% para 115 Wh/kg. A taxa de descarga subiu 33% para 16C, e a taxa de recarga aumentou 20,3% para 5C. A empresa também garante a segurança e a uniformidade de temperatura da bateria, aspectos cruciais para a confiabilidade.

BYD Shark

BYD Shark

Entre 11 e 12 meses no Brasil

Segundo apuramos com fontes ligadas à marca, com a estratégia de "quanto mais rápido, melhor", a BYD quer acelerar a transição energética no transporte no Brasil, trazendo as novas tecnologias conforme elas são disponibilizadas.  

"Aquela atualização do conjunto híbrido que chega a 2.100 km - vai chegar entre 11 e 12 meses aqui no Brasil". A estratégia da BYD vai ser acelerar a chegada de novas tecnologias, “quanto mais rápido, melhor”.

A chegada da DM-i 5.0, aliada ao crescente portfólio de veículos elétricos da empresa, pode colocar a BYD em uma posição de vantagem na transição energética dentro da indústria automotiva.

Especificações técnicas DM-i 5.0:

  • Motor a combustão: 1.5L aspirado
  • Eficiência térmica: 46,06%
  • Consumo de combustível: 2,9 L/100 km (34,4 km/l)
  • Autonomia combinada: 2.100 km
  • Opções de bateria: 10,08 kWh e 15,87 kWh
  • Eficiência do sistema híbrido elétrico (EHS): 92%
  • Tempo de recarga: 30 minutos (de 30% a 80%)
Híbrido plug-in BYD Seal 06 DM-i

Híbrido plug-in BYD Seal 06 DM-i

Após o lançamento do compacto elétrico BYD Dolphin Mini em fevereiro, a fabricante chinesa vai abrir uma ofensiva de modelos híbridos neste ano: King, Song Pro e Shark, que podem trazer um crescimento sem precedentes nas vendas da BYD por aqui. Vale lembrar que a marca tem como objetivo desembarcar nada menos que 100.000 veículos eletrificados no país até julho.