As primeiras imagens do Smart #5, um SUV elétrico da joint venture entre Geely e Mercedes-Benz, foram reveladas pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China. Apresentado em conceito no Salão de Pequim em abril, o modelo agora tem suas principais especificações divulgadas enquanto aguarda licença para venda no país.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) publicou o pedido de homologação do Smart #5, revelando quatro opções de cores e quatro variantes de trem de força. O SUV de médio porte não é compacto, com dimensões de 4705/1920/1705 mm (comprimento/largura/altura) e um entre-eixos de 2900 mm. É um modelo 5 portas e 5 lugares, podendo ser equipado com rodas de 18 a 21 polegadas. O peso bruto chega a 2.450 kg na versão topo de linha, com 638 cavalos de potência.
O Smart #5 oferece quatro opções de trem de força:
As versões com tração traseira são equipadas com baterias de fosfato de ferro lítio (LFP), enquanto as versões com tração integral terão baterias de níquel, manganês e cobalto (NMC). A capacidade ainda não foi divulgada. A velocidade máxima é limitada a 200 km/h para todas as variações, exceto a topo de linha, que chega a 210 km/h.
De acordo com apurações anteriores, o Smart #5 contará com arquitetura de 800V e carregamento rápido 4C, o que significa que o carro poderá ser carregado teoricamente quatro vezes em uma hora ou, em outras palavras, totalmente carregado em apenas 15 minutos. A versão topo de linha terá uma bateria de 100 kWh, com autonomia de 700 km pelo ciclo CLTC.
Além da performance, o Smart #5 tem visual esportivo e design moderno. A frente chama atenção com arcos pretos e para-lamas robustos. A data de lançamento ainda não foi anunciada, mas os nossos amigos do CarNewsChina esperam que ela ocorra no quarto trimestre deste ano.
A Smart é uma joint venture entre a Geely e a Mercedes-Benz, e todos os carros são produzidos na China. A marca também vende na Europa, tendo emplacado 1.509 EVs somente na Alemanha em maio, tornando-se a marca chinesa número um por lá, atrás apenas da MG. No entanto, na China, o desempenho ainda é tímido, com cerca de 3.000 unidades vendidas em maio e ficando fora do top 50 de marcas.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Smart #5 consegue recarregar em apenas 15 minutos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Carros elétricos chineses: 5 marcas que conquistariam os EUA
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Smart #3, SUV cupê elétrico, é revelado em primeiras fotos oficiais
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Smart #3: Novo SUV elétrico com porte de XC40 tem fotos vazadas