As vendas de carros elétricos (BEVs) e híbridos plug-in (PHEVs) continuam a crescer na China, com 955.000 emplacamentos em maio.
De acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), foram registrados 583.000 BEVs e 371.000 PHEVs no mês passado, sendo que o primeiro teve aumento de 12,5% em relação ao ano anterior e 12% a mais do que em abril. Os híbridos plug-in, por outro lado, tiveram um aumento de 88% e 12,1%, respectivamente.
Em maio, 2,42 milhões de veículos novos de todos os tipos de propulsão foram para as ruas na China, com a participação de veículos elétricos e híbridos plug-in atingindo um recorde de 39,5%. Em outras palavras, nunca antes houve tantos carros "plug-in" circulando. A propósito, esse número é ainda mais importante se considerarmos que, no mesmo mês de 2023, essa participação foi de 31,6%.
Na classificação dos fabricantes, a BYD foi mais uma vez a líder isolada em maio, com seu segundo melhor resultado mensal de 331.817 unidades (38% sobre maio de 2023). Isso significa que o fabricante responde sozinho por um bom terço das vendas totais de carros recarregáveis.
Selo BYD
Novo Tesla Model 3
Leapmotor T03
Especificamente, o fabricante vendeu 146.395 BEVs e 184.093 PHEVs em maio. O impulso de crescimento dos híbridos plug-in é particularmente impressionante, com a BYD registrando um aumento de 22% nos elétricos em comparação com maio de 2023, enquanto entre os PHEVs o aumento é de 54%.
Em segundo lugar em maio ficou a SAIC Motor, com 82.882 unidades; um aumento de 9% em relação a maio de 2023.
A Tesla vendeu 72.573 unidades, das quais 17.358 foram exportadas. Assim, as vendas domésticas aumentaram 30% em relação a maio de 2023 e 75% em relação a abril. As exportações, por outro lado, diminuíram 51% e 44%, respectivamente.
Xpeng G6
A Changan e a Chery também estão avançando forte: a Changan e suas marcas registraram 55.800 unidades vendidas em maio (90% em relação ao ano anterior), enquanto a Chery vendeu 42.733 carros elétricos (279% em relação ao ano anterior).
Continuando a análise, a Leapmotor registrou 18.165 veículos elétricos (51% em relação ao ano anterior), incluindo BEVs e modelos a gasolina com extensores de autonomia (os chamados EREVs).
A Xpeng e a Xiaomi seguem a uma distância considerável. Enquanto a Xpeng registrou 10.146 BEVs (35% em relação ao ano anterior) em maio, a recém-chegada Xiaomi vendeu 8.646 unidades de seu sedã elétrico, um aumento de 22% em relação a abril.
Fonte: Electrive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia