A Citroën apresentou o novo o e-C3 Aircross. Dependendo de sua perspectiva, o recém-chegado pode ser visto como uma versão longa do e-C3. Com 4,39 metros de comprimento, o carro é quase um SUV compacto - preços a partir de 26.490 euros (R$ 154.000). No entanto, o carro elétrico só está disponível com cinco lugares; os sete lugares são reservados para as versões com motor a combustão.
O Citroen e-C3 foi revelado em outubro de 2023 e uma versão de sete lugares já havia sido apresentada na época. As primeiras imagens desse e-C3 Aircross e as informações mais importantes foram publicadas em abril. Os preços e outros detalhes estão disponíveis agora, bem como novas fotos mostrando a cabine pela primeira vez.
O e-C3 Aircross é quase 40 cm mais longo que o e-C3
A Citroën às vezes se refere ao carro como um SUV compacto, às vezes como um B-SUV, o que na verdade é contraditório, já que um B-SUV é um SUV baseado em subcompactos. O motivo provavelmente é que as dimensões do carro já o colocam na classe dos compactos inferiores, mas o carro é tecnicamente baseado em uma plataforma de carro compacto - assim como o Citroën e-C4.
Assim como o e-C3, o Fiat Grande Punto, o Opel Frontera e, supostamente, também o futuro Jeep Renegade, o e-C3 Aircross é baseado na Smart Car Platform. Assim como o e-C3, a tração é fornecida por um motor de 83 kW (112 cv) que obtém sua energia de uma bateria de 44 kWh com química de fosfato-ferro-lítio (LFP). De acordo com o WLTP, isso deve possibilitar cerca de 300 km de alcance. Uma versão com uma bateria diferente para um alcance de cerca de 400 km será lançada em 2025.
O carregamento é padrão com 7 kW, ou seja, provavelmente monofásico ou bifásico. Isso significa que um curso de carregamento de 20 a 80% deve levar cerca de 4h10.
Com um carregador de bordo trifásico de 11 kW, o tempo de carregamento é reduzido para 2h50. Também é possível carregar com corrente contínua DC de até 100 kW. Isso deve levar a bateria de 20 a 80% em 26 minutos.
Com 4,39 metros, o Citroën e-C3 Aircross é 37 cm mais comprido do que o e-C3. No entanto, a distância entre eixos é apenas 13 cm maior, portanto, a maior parte do aumento no comprimento se deve aos balanços.
Comprimento | Largura | Altura | Distância do solo | Distância entre eixos | Porta-malas | |
Citroen e-C3 | 4,02 m | 1,76 m | 1,57 m | 0,16 m | 2,54 m | 310 litros |
Citroen e-C3 Aircross | 4,39 m | 1,79 m | 1,66 m | aprox. 0,20 m | 2,67 m | 590-1.600 litros |
O Aircross também é 11 cm mais alto, dos quais cerca de 4 cm se devem ao aumento da distância do solo. A maior distância em relação ao solo não apenas protege a parte inferior da carroceria, mas também facilita a entrada e saída do carro e proporciona uma posição de assento mais alta para uma melhor visão no trânsito.
O porta-malas tem capacidade de 460 a 1.600 litros. Com os bancos traseiros na posição vertical e carga a meia altura, o volume é, portanto, 150 litros maior que o do e-C3 (310 litros); a Citroën ainda não informou o volume máximo do e-C3.
Visualmente, o recém-chegado difere do e-C3 principalmente em suas diferentes proporções. No entanto, nossas fotos de comparação também mostram um avental dianteiro ligeiramente diferente, enquanto os faróis, a grade e o novo logotipo da marca no centro são completamente idênticos:
Citroën e-C3
Citroen e-C3 Aircross
De lado, o design diferente da coluna C é perceptível, assim como a porta traseira mais longa e a linha reta do teto que não se inclina em direção à traseira. Assim como seu irmão menor, há um teto opcional em uma cor contrastante (branco ou preto), bem como apliques de cores intercambiáveis na dianteira e na coluna C. No Aircross, entretanto, eles são montados verticalmente e não horizontalmente.
Citroën ë-C3
Citroen C3 Aircross
Na traseira, há as mesmas lanternas e a mesma barra transversal preta com o chevron duplo no centro, como no e-C3. No entanto, há também um avental diferente (como na dianteira). O vidro traseiro também avança para os cantos.
Citroën e-C3
Citroen C3 Aircross
No interior, o e-C3 Aircross, como o e-C3 na versão básica You, tem apenas um suporte para smartphone como padrão. A variante Max, mais sofisticada, tem uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas. Há também sempre uma pequena tela de instrumentos, que o fabricante chama indevidamente de "head-up display". O volante se mantém pequeno e achatado para que as telas apareçam acima dele.
Apenas a versão Max tem uma tela sensível ao toque; a versão básica tem apenas um suporte para smartphone
A Citroën promete um espaço muito bom para os joelhos e cotovelos na traseira. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40/60. O porta-malas tem um piso ajustável com duas posições, que pode ser usado para criar uma área de carga completamente plana quando os encostos traseiros são rebatidos.
Como mencionado, a versão básica You tem apenas um suporte para smartphone em vez de uma tela sensível ao toque. Outros equipamentos de série incluem ar-condicionado, sistema anticolisão, sistema ativo de aviso de saída de faixa, controle de cruzeiro, reconhecimento de sinais de trânsito, sensores de estacionamento traseiros, banco do motorista com ajuste de altura, vidros dianteiros elétricos, bancos traseiros bipartidos, faróis de LED e rodas de 16 polegadas.
Além da tela sensível ao toque de 10,25 polegadas com sistema de navegação e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, a versão Max também conta com rodas de liga leve de 17 polegadas, lanternas traseiras de LED, visual bicolor com teto em branco ou preto, carregamento sem fio de smartphones, assentos Advanced Comfort, alerta de ponto cego e sensores de estacionamento dianteiros. Seis cores estão disponíveis: Preto, cinza, vermelho, azul, branco e verde.
Além da versão elétrica, também estão disponíveis um motor a gasolina de 100 cv e um híbrido leve de 136 cv. Todas as versões para a Europa serão produzidas em Trnava, na Eslováquia, e o carro estará disponível para encomenda "em breve", com entregas a partir do outono. Os preços do novo SUV elétrico da Citroën começam em 26.490 euros (R$ 155.000). Isso torna a versão com distância entre eixos longa cerca de 3.000 euros (R$ 17.500) mais cara que o e-C3.
Quem pensou que o Citroën e-C3 Aircross seria um carro de sete lugares acessível com propulsão elétrica se enganou. Presumivelmente por razões de espaço, a terceira fileira de assentos é reservada para motores a combustão. Mas, mesmo assim, o recém-chegado continua sendo uma alternativa interessante aos SUVs compactos muito mais caros. Pena ainda não terem sido confirmados para o Brasil (e-C3 e e-C3 Aircross).
Fonte: Citroen (per E-Mail)
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