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Toyota anuncia nova bateria que deixará carro elétrico 40% mais barato

Empresa também apresentará a tecnologia de assistência ao motorista no estilo FSD da Tesla

Toyota EV Concepts

A Toyota não quer apenas recuperar o atraso em relação aos carros elétricos. A montadora número um do mundo em termos de carros vendidos também está trabalhando duro na área de assistência ao motorista e anunciou que lançará um veículo com direção autônoma avançada na China já no próximo ano.

Em 2025, portanto, um carro equipado com tecnologia semelhante ao tão falado Full Self-Driving da Tesla será visto nas estradas do país do Dragão. O carro em questão não será produzido diretamente pela Toyota, mas pela joint venture que a fabricante japonesa tem com a estatal Guangzhou Automobile Group: GAC-Toyota.

Começa com um SUV

O primeiro modelo a apresentar essa nova tecnologia de assistência ao motorista será um SUV chamado Bozhi 3X. Ele poderá trafegar sem intervenção do motorista em autoestradas e também poderá lidar de forma autônoma com muitas situações típicas de cenários urbanos. Além disso, ele poderá estacionar sozinho, chegando à área designada sem que o motorista esteja a bordo.

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O software por trás da nova tecnologia será desenvolvido pela startup Momenta Global, uma empresa que já atraiu a atenção de muitos fabricantes de automóveis, incluindo a Mercedes-Benz. A GAC Toyota também está trabalhando com a Huawei para começar a usar o sistema operacional desenvolvido pela gigante chinesa de eletrônicos de consumo em seus carros. Novamente, a estreia comercial dessa nova plataforma digital está prevista para 2025.

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Redução de custos em 40%

O anúncio dessa nova tecnologia de direção autônoma foi feito durante uma conferência realizada na semana passada em Guangzhou, que serviu para falar sobre inovação em geral.

Entre as inovações relatadas está uma nova bateria com química de lítio-ferro-fosfato (LFP) que estará pronta em2026 ou 2027, no máximo, e que reduzirá os custos de produção de um carro elétrico em cerca de 40%. Isso, pelo menos, em comparação com o que a Toyota gasta atualmente com o bZ4X.

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