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Bahia terá primeira gigafábrica de baterias de lítio da América Latina

Conforme anuncio do Governo, a Bravo Motor Company desistiu de erguer um complexo em MG para investir R$ 1,27 bilhão no estado

Fábrica de equipamentos de carregamento da ABB

O Brasil finalmente começará a produzir baterias. A Bravo Motor Company, empresa de mobilidade elétrica fundada pelo arquiteto argentino Miguel Angel Bravo, assinou na sexta-feira uma parceria estratégica com o Estado da Bahia para instalar a primeira gigafábrica de baterias de lítio da América Latina. O anúncio foi feito logo depois que a gigante automotiva chinesa BYD também escolheu a Bahia para instalar sua nova fábrica de carros elétricos.

O anúncio da parceria estratégica ocorreu na tarde de sexta-feira (5), em Salvador, com a presença de Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company. "Esse marco representa um avanço significativo na transição energética e no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil", disse Muñoz.

Bravo Motor (1)

A assinatura do acordo também contou com a presença das autoridades do município de São Sebastião do Passé, onde a fábrica de baterias será construída. A cidade fica a 35 km de Camaçari, onde a BYD terá a sua fábrica. Porém, a fabricante chinesa não deve usar as baterias da Bravo, pois também terá sua linha de montagem para este componente – a BYD nasceu como uma produtora de baterias e só depois começou a desenvolver veículos.

O plano inicial da Bravo era ter uma fábrica de baterias e carros elétricos em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em parceria com a ABB e outros grandes players. O anúncio foi feito em 2021 com a presença do governador do estado Romeu Zema (NOVO). Em conversa com o Diário do Comércio, Muñoz explicou que a decisão de trocar de estado foi tomada por uma diferença na atitude entre a Bahia e Minas Gerais sobre as políticas econômicas e financeiras.

Bravo Motors assina protocolo para ter fábrica de baterias na Bahia
Foto de: Marcos Braga – Ascom/SDE

“Nossa proposta de negócio encontrou maior apoio e convergência na Bahia, onde as diretrizes em relação à eletromobilidade e ao hidrogênio são claras, segmentadas e específicas. Essa clareza é fundamental para o desenvolvimento e o avanço da indústria nesse setor”, explica o executivo. Em 2023, Zema criticou os carros elétricos e disse que “são uma ameaça aos nossos empregos”, o que mostra a diferença de posicionamento.

A fábrica produzirá células de bateria de lítio para veículos elétricos e Sistemas de Armazenamento de Energia por Bateria (BESS): "Esses produtos são essenciais para garantir a liderança do Brasil na transição energética e na descarbonização da economia", disse a empresa. A assinatura do acordo incluiu a doação pelo município de um terreno de 400.000 metros quadrados, localizado a 50 quilômetros da cidade de Salvador, na rodovia BR324. A fábrica será chamada de "Colossus Cluster".

A capacidade de produção estimada da fábrica será de 1 GWh por ano. A meta é atingir 5 GWh por ano até 2027. A Bravo Motor Company estima que o setor automotivo da América Latina demandará 45 GWh por ano até 2030. Os principais clientes serão veículos pesados (caminhões e ônibus), mas também carros de passeio leves. O investimento nessa primeira etapa é de US$ 110 milhões (R$ 548,3 milhões) e serão criados 450 empregos. O aporte total será de R$ 1,27 bilhões.

Bravo Aipa

A Bravo Motor Company fabricou protótipos de carros elétricos na Argentina, mas cancelou seus planos em nosso país devido a obstáculos políticos de diferentes governos. Em 2012, Miguel Angel Bravo decidiu estabelecer sua empresa nos Estados Unidos e depois expandiu para o Brasil. Hoje, a empresa conta com a associação de parceiros reconhecidos, como Rockwell Automation, SMC Automação do Brasil, ABB, AI-Bess Technology e EVE Energy Co Ltda.

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