Volvo: elétricos e híbridos plug-in já respodem por quase 50% das vendas
Foram 71 mil unidades vendidas ao redor do mundo em junho; EX30 continua ajudando a ampliar vendas de BEVs
A Volvo Cars registra crescimento significativo nas vendas globais de automóveis. Em junho de 2024, a empresa vendeu 71.514 carros, representando um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do semestre, o avanço é ainda maior, chegando a 14% com 388.073 unidades comercializadas.
Esse crescimento é impulsionado, em grande parte, pelo crescente interesse dos consumidores em carros elétricos. As vendas de híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV) da Volvo aumentaram 41% em junho, alcançando um recorde de 34.382 unidades. Pela primeira vez, os carros recarregáveis representaram quase metade (48,1%) do volume total de vendas da marca.
O destaque fica para os carros elétricos a bateria, que tiveram suas vendas praticamente dobradas em junho, atingindo um novo recorde de 18.435 unidades (aumento de 93% em relação ao ano anterior) e respondendo por 25,8% do volume global da Volvo. Grande parte desse sucesso é creditado ao novo EX30, que está sendo lançado em diversos mercados, inclusive no Brasil, onde ocupou a terceira posição de vendas entre os carros elétricos em junho.
Quando considerados os "demais mercados", excluindo China, Europa e Estados Unidos, o crescimento anual das vendas de carros elétricos a bateria foi de impressionantes 119%, acima do aumento em nível global de 93% na mesma comparação.
Globalmente, ao longo do primeiro semestre a Volvo vendeu 173.668 carros híbridos plug-in e elétricos a bateria, representando um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2023. Isso significa que 44,8% do total de vendas da marca no semestre foram de veículos recarregáveis, consolidando a transição da Volvo para a eletrificação completa.
“O fechamento de junho com números de vendas positivos é a prova do sucesso das nossas estratégias de longo prazo e da demanda contínua por nossos carros”, afirma Björn Annwall, diretor comercial e vice-CEO da Volvo Cars. “Estou particularmente satisfeito com o forte desempenho de vendas do EX30.”
Vale ressaltar que as vendas de carros híbridos plug-in apresentaram crescimento mais moderado, de apenas 7% no acumulado do semestre, atingindo cerca de 16.000 unidades. Pela faixa de preço e proposta, a continuidade do sucesso do EX30 será fundamental para sustentar esse crescimento dos BEVs no curto prazo. Mais adiante, a expectativa fica por conta da chegada do EX60 e atualização das linhas XC40 e C40.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil