page ad skin

Volvo: elétricos e híbridos plug-in já respodem por quase 50% das vendas

Foram 71 mil unidades vendidas ao redor do mundo em junho; EX30 continua ajudando a ampliar vendas de BEVs

Volvo EX30 (2023) - vista lateral

A Volvo Cars registra crescimento significativo nas vendas globais de automóveis. Em junho de 2024, a empresa vendeu 71.514 carros, representando um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do semestre, o avanço é ainda maior, chegando a 14% com 388.073 unidades comercializadas.

Esse crescimento é impulsionado, em grande parte, pelo crescente interesse dos consumidores em carros elétricos. As vendas de híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV) da Volvo aumentaram 41% em junho, alcançando um recorde de 34.382 unidades. Pela primeira vez, os carros recarregáveis representaram quase metade (48,1%) do volume total de vendas da marca.

Volvo XC60 2022 BR (7)

O destaque fica para os carros elétricos a bateria, que tiveram suas vendas praticamente dobradas em junho, atingindo um novo recorde de 18.435 unidades (aumento de 93% em relação ao ano anterior) e respondendo por 25,8% do volume global da Volvo. Grande parte desse sucesso é creditado ao novo EX30, que está sendo lançado em diversos mercados, inclusive no Brasil, onde ocupou a terceira posição de vendas entre os carros elétricos em junho. 

Quando considerados os "demais mercados", excluindo China, Europa e Estados Unidos, o crescimento anual das vendas de carros elétricos a bateria foi de impressionantes 119%, acima do aumento em nível global de 93% na mesma comparação. 

Globalmente, ao longo do primeiro semestre a Volvo vendeu 173.668 carros híbridos plug-in e elétricos a bateria, representando um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2023. Isso significa que 44,8% do total de vendas da marca no semestre foram de veículos recarregáveis, consolidando a transição da Volvo para a eletrificação completa.

“O fechamento de junho com números de vendas positivos é a prova do sucesso das nossas estratégias de longo prazo e da demanda contínua por nossos carros”, afirma Björn Annwall, diretor comercial e vice-CEO da Volvo Cars. “Estou particularmente satisfeito com o forte desempenho de vendas do EX30.”

Vale ressaltar que as vendas de carros híbridos plug-in apresentaram crescimento mais moderado, de apenas 7% no acumulado do semestre, atingindo cerca de 16.000 unidades. Pela faixa de preço e proposta, a continuidade do sucesso do EX30 será fundamental para sustentar esse crescimento dos BEVs no curto prazo. Mais adiante, a expectativa fica por conta da chegada do EX60 e atualização das linhas XC40 e C40.