Zeekr 7X é apresentado com 645 cv e deve ser vendido no Brasil em 2025
SUV está nos planos da marca para o país, que promete dois lançamentos por ano até 2026
Perto de começar a vender carros no Brasil, a Zeekr divulgou recentemente um um novo SUV elétrico. Poucos dias depois, a fabricante chinesa revela as primeiras fotos oficiais do carro por completo, além dos detalhes sobre suas especificações. O Zeekr 7X pode ser o ponto de mudança para a marca, que já tem obtido sucesso fortemente em alguns mercados.
Chamado de 7X, a Zeekr diz que esse modelo é um SUV voltado para a família "feito sob medida para as famílias chinesas, entendendo as necessidades dos usuários para viagens em todos os cenários e colocando-as de forma inovadora como o núcleo do design". Apesar do apelido "7X", esse SUV acomoda apenas cinco pessoas.
Galeria: Zeekr 7X
Esse carro é praticamente uma versão SUV do sedã Zeekr 007. Assim, como o sedã, o utilitário é um veículo de estilo elegante com algumas peculiaridades externas que o impedem de parecer muito genérico. Ele tem uma barra de luzes personalizável (chamada Stargate) semelhante à do 007, integrada ao painel frontal diretamente acima dos faróis. É claro que é um veículo notavelmente mais alto do que o 007 em forma de sedã, mas não parece muito grande ou inflado.
No geral, parece um SUV inteligente e premium que não faz muita questão de esconder que é um crossover. Em uma era de designs que confundem os segmentos, o fator de forma e o design inequívoco do 7X são revigorantes. O comunicado de imprensa da Zeekr diz que isso foi intencional, pois a marca pretendia remodelar "a elegância e o luxo dos SUVs clássicos com um design original", voltando ao básico e evitando a linha de teto extravagante do SUV-coupe.
Zeekr 7X
O 7X tem aproximadamente o mesmo tamanho do Model Y. Com 4.823 mm, ele é exatamente 76 mm maior que o rival da Tesla, mostrando exatamente em quem está mirando. O preço não foi confirmado, mas se ele seguir o mesmo caminho do Zeekr 007, provavelmente será um pouco mais barato que o Tesla.
Como era de se esperar, o 7X usa a mesma SEA (Sustainable Experience Architecture) usada no Zeekr 007 e no Polestar 4. Como se trata principalmente de uma versão alta do sedã 007, o 7X tem uma potência de até 636 cv. A Zeekr afirma que o 7X chega a 100 km/h em apenas 4 segundos, o que é apenas um pouco mais lento do que os 3,8 segundos do sedã. Não existem números oficiais de autonomia ou tempo de carregamento, mas o 7X usa uma arquitetura de 800 volts e baterias LFP. Esperamos que o 7X seja capaz de atingir mais de 500 kW em um carregador rápido DC se seguir os passos do 007 e do 001.
A Zeekr está se preparando para começar a vender carros no Brasil a partir deste ano, com o SUV compacto X e a perua shooting-brake 001. O Zeekr 7X está nos planos da marca para o país, chegando em 2025 junto com o sedã 007 - a empresa promete dois lançamentos por ano até 2026.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr 7X: SUV elétrico cotado para o Brasil tem início de entregas
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Em breve no Brasil, Zeekr X ganha versão acessível de R$ 110 mil na China
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Zeekr inicia produção de minivan elétrica antes da estreia oficial