A Volkswagen está querendo inovar na China com o ID.UNYX, um SUV elétrico com visual cupê que traz uma grande novidade: um companheiro de viagem virtual em 3D com inteligência artificial. Isso mesmo, o ID.UNYX vai além dos comandos de voz comuns e promete "acompanhar o motorista em conversas".

Este modelo exclusivo para o mercado chinês é parte da estratégia "Feito na China, para a China" da Volkswagen, que visa reconquistar o mercado chinês após uma queda nas vendas. Com design esportivo e elegante, o ID.UNYX é um dos SUVs mais atraentes baseados na plataforma MEB da Volkswagen.

VW É. Unyx (2024)
Volkswagen

Por dentro, o ID.UNYX traz um visual mais tradicional se comparado ao Cupra Tavascan, SUV do qual ele se inspira. O interior lembra outros modelos da linha ID da Volkswagen, com acabamento em metal e uma central multimídia discreta.

Em termos de performance, o ID.UNYX oferece duas opções de motorização: tração traseira com motor único de 286 cavalos ou tração integral com motor duplo de 340 cavalos. A bateria tem 77 kWh (líquido) de capacidade e a autonomia chega a 621 quilômetros, de acordo com o padrão chinês CLTC, conhecido por ser menos exigente que padrões usados em outros países.

VW É. Unyx (2024)
Volkswagen

Desenvolvido pela Volkswagen Anhui, nova joint venture da marca com a fabricante chinesa JAC, o ID.UNYX é o primeiro produto desta parceria. A Volkswagen Anhui está à frente do novo Centro de Mobilidade Elétrica Inteligente da marca, que busca soluções tecnológicas inovadoras para mudar a imagem da Volkswagen no quesito tecnologia.

Além do companheiro de viagem em 3D, o ID.UNYX terá lojas próprias separadas das concessionárias tradicionais da Volkswagen na China. A montadora planeja abrir 40 lojas em 20 cidades chinesas para mostrar as tecnologias embarcadas no ID.UNYX. O plano é ainda lançar quatro novos modelos ID.UNYX até 2026.

Galeria: Volkswagen ID. Unyx (2024)

Apesar de todas as inovações, é uma pena que a Volkswagen não esteja trazendo esse mesmo nível de ousadia para os mercados ocidentais. O ID.UNYX parece bem mais interessante do que qualquer modelo elétrico da Volkswagen oferecido na Europa ou nos Estados Unidos, já que no Brasil a marca ainda não vende elétricos.