Volkswagen ID.UNYX: o SUV cupê elétrico com assistente baseado em IA
Exclusivo para a China, possui um assistente virtual 3D com inteligência artificial que poderá "acompanhar o motorista em conversas"
A Volkswagen está querendo inovar na China com o ID.UNYX, um SUV elétrico com visual cupê que traz uma grande novidade: um companheiro de viagem virtual em 3D com inteligência artificial. Isso mesmo, o ID.UNYX vai além dos comandos de voz comuns e promete "acompanhar o motorista em conversas".
Este modelo exclusivo para o mercado chinês é parte da estratégia "Feito na China, para a China" da Volkswagen, que visa reconquistar o mercado chinês após uma queda nas vendas. Com design esportivo e elegante, o ID.UNYX é um dos SUVs mais atraentes baseados na plataforma MEB da Volkswagen.
Por dentro, o ID.UNYX traz um visual mais tradicional se comparado ao Cupra Tavascan, SUV do qual ele se inspira. O interior lembra outros modelos da linha ID da Volkswagen, com acabamento em metal e uma central multimídia discreta.
Em termos de performance, o ID.UNYX oferece duas opções de motorização: tração traseira com motor único de 286 cavalos ou tração integral com motor duplo de 340 cavalos. A bateria tem 77 kWh (líquido) de capacidade e a autonomia chega a 621 quilômetros, de acordo com o padrão chinês CLTC, conhecido por ser menos exigente que padrões usados em outros países.
Desenvolvido pela Volkswagen Anhui, nova joint venture da marca com a fabricante chinesa JAC, o ID.UNYX é o primeiro produto desta parceria. A Volkswagen Anhui está à frente do novo Centro de Mobilidade Elétrica Inteligente da marca, que busca soluções tecnológicas inovadoras para mudar a imagem da Volkswagen no quesito tecnologia.
Além do companheiro de viagem em 3D, o ID.UNYX terá lojas próprias separadas das concessionárias tradicionais da Volkswagen na China. A montadora planeja abrir 40 lojas em 20 cidades chinesas para mostrar as tecnologias embarcadas no ID.UNYX. O plano é ainda lançar quatro novos modelos ID.UNYX até 2026.
Galeria: Volkswagen ID. Unyx (2024)
Apesar de todas as inovações, é uma pena que a Volkswagen não esteja trazendo esse mesmo nível de ousadia para os mercados ocidentais. O ID.UNYX parece bem mais interessante do que qualquer modelo elétrico da Volkswagen oferecido na Europa ou nos Estados Unidos, já que no Brasil a marca ainda não vende elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Caminhão elétrico da Renault tem 600 km de autonomia
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Isenção de IPVA: Governo de São Paulo exclui carros e ônibus elétricos
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Jaguar Typ 00 EV: Tudo que já sabemos sobre ele
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian