A Volvo reduziu sua previsão de vendas de carros elétricos para 2024, citando tarifas impostas pela União Europeia (UE) sobre veículos importados da China. A medida afeta a produção do EX30, SUV compacto elétrico que é o terceiro elétrico mais vendido na Europa, atrás apenas dos modelos Tesla Model Y e Model 3.

Apesar de ter superado as estimativas de lucro operacional do segundo trimestre, a Volvo enfrenta o impacto da guerra comercial entre a UE e a China no setor de veículos elétricos. Como a Volvo é controlada pela chinesa Geely e produz alguns modelos elétricos na China, a empresa corre o risco de sofrer com as tarifas impostas pelo bloco europeu, que podem chegar a 37,6%.

Volvo EX90 entra em produção

Volvo EX90 entra em produção

A União Europeia ainda não tomou uma decisão final sobre as tarifas, que são preliminares por enquanto. No entanto, o cenário já afeta a expansão da Volvo. Em junho, a empresa adiou o envio do EX30 para os Estados Unidos devido a taxas alfandegárias impostas pelo governo americano.

Para contornar as barreiras comerciais, a Volvo planeja iniciar a produção do EX30 na Bélgica, na fábrica de Ghent, no primeiro semestre de 2025. A empresa já iniciou a produção americana do SUV elétrico EX90 na Carolina do Sul, com entregas previstas para o terceiro trimestre deste ano.

Galeria: Impressões: Volvo EX30 (BR)

O mercado de carros elétricos enfrenta um período de desaceleração, com a demanda ficando atrás do ritmo de investimento em capacidade de produção e novas tecnologias. A Volvo ajustou sua previsão de crescimento de vendas para 12% a 15%, refletindo esse cenário. "É importante deixar claro para o mercado que ainda haverá crescimento, apesar dos ventos contrários", afirmou o CEO Jim Rowan, à Reuters. "A principal razão para o ajuste é a questão das tarifas."

Fotos ao vivo do Volvo EX90 de 2024 do lançamento de Estocolmo

No Brasil, o EX30 foi lançado recentemente com a missão de dobrar as vendas totais da marca até o final de 2024. No momento, o SUV elétrico compacto é o terceiro mais vendido entre os elétricos. 

Apesar da queda na demanda, a Volvo produziu 211.900 carros no segundo trimestre, superando o número de vendas. No entanto, o lucro operacional da empresa sueca, que inclui sua participação na Polestar (marca que ainda não dá lucro), aumentou para 8 bilhões de coroas suecas (cerca de US$ 758 milhões), superando a expectativa de analistas.

Fonte: Automotive News