BYD King supera Toyota Corolla e faz até 44,2 km/litro segundo o Inmetro
Orgão do governo revela os números de consumo oficiais do sedã médio híbrido plug-in
Começando a chegar às concessionárias, o BYD King teve seus dados de consumo de combustível oficiais divulgados pelo Inmetro. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o sedã chega a fazer até 44,2 km/litro quando está usando a combinação do motor a combustão com o elétrico, enquanto a autonomia no modo elétrico chega a 80 km na versão mais cara.
De acordo com os dados divulgados ontem (17) pelo Inmetro, o BYD King na versão GS, com o motor 1.5 e baterias de 18,3 kWh, faz 44,2 km/litro na cidade e 36,7 km/litro na estrada, o que é traduzido em um rendimento energético de 0,50 MJ/km. Considerando apenas o motor a combustão, o sedã não faz feio e registrou 16,8 km/litro e 14,7 km/litro, respectivamente – um resultado importante, pois muitos ficam preocupados com o consumo quando a bateria está descarregada.
No caso do King GL, a versão de entrada que usa baterias de 8,3 kWh, o resultado do Inmetro aponta para um rendimento de 43,3 km/litro no ciclo urbano e 32,7 km/litro no ciclo rodoviário. Não ficou muito longe da configuração mais cara, com uma diferença de somente 0,9 km/litro na cidade, embora seja bem menos eficiente na estrada, caindo 4 km/litro. O consumo do motor a combustão é de 16,3 km/litro na cidade e 14,3 km/litro na estrada. A proximidade com a versão GS é curiosa, pois mesmo com uma bateria maior e mais pesada, consegue ser mais econômico.
Usando somente a energia das baterias, o King GS é capaz de rodar por 80 km, uma autonomia que foi divulgada pela BYD na época do lançamento. A surpresa é a versão GL, que pode percorrer somente 32 km sem usar o motor elétrico.
É impossível não compará-lo com o Toyota Corolla, seu único rival entre os sedãs com uma motorização híbrida, ainda que o concorrente japonês use um sistema HEV, sem precisar carregar na tomada. Abastecido com gasolina, o Corolla faz 18,5 km/litro na cidade e 15,7 km/litro na estrada, enquanto o rendimento energético é de 1,21 MJ/km.
O BYD King está sendo vendido por R$ 175.800 na versão GL e R$ 187.800 na configuração GS, sempre com o motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,8 kgfm. O motor elétrico pode entregar 180 cv e 32,2 kgfm na configuração de entrada ou 197 cv e 33,1 kgfm na variante topo de linha. A versão GS ainda adiciona banco do passageiro com ajuste elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas e iluminação ambiente. De série, o carro conta com faróis e lanternas em LED, central multimídia de 12,8 polegadas, carregador sem fio para smartphones, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, seis airbags, câmera 360° e mais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025