Dacia Spring despenca nas vendas e afeta resultado de elétricos da Renault
Perda de Incentivos na França e tarifas alfandegárias prejudicam desempenho do Dacia Spring
As vendas de carros elétricos do Grupo Renault na Europa tiveram queda de 17% no primeiro semestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O principal responsável por esse declínio foi o Dacia Spring, modelo compacto elétrico importado da China equivalente ao nosso Renault Kwid E-Tech.
O Dacia Spring perdeu incentivos importantes na França devido a um novo cálculo que considera a pegada de carbono total do veículo, incluindo emissões durante o transporte marítimo. Com a perda do incentivo, o preço do carro subiu de € 15.000 para cerca de € 18.000 (R$ 111.300), tornando-o menos competitivo. Além disso, o modelo enfrenta tarifas alfandegárias adicionais impostas pela União Europeia sobre carros elétricos fabricados na China.
Galeria: Dacia Spring (2024)
Veja o impacto da conversão em reais:
- Preço do Dacia Spring na França:
- Antes do incentivo: € 15.000 (R$ 92.250)
- Após o incentivo: € 18.000 (R$ 111.300)
- Perda de vendas do Dacia Spring:
- 60% em relação ao primeiro semestre de 2023
- Queda de 16.000 unidades
Apesar da queda nas vendas de carros elétricos, o Grupo Renault registrou aumento de 6,7% no volume total de vendas na Europa. As vendas de vans elétricas, segmento de veículos comerciais leves, cresceram 30% no período, ajudando a compensar parcialmente a retração nos carros de passeio.
Novos modelos prometem impulsionar as vendas:
A expectativa é de que a situação melhore no segundo semestre com a chegada do novo Renault 5, carro elétrico urbano com preço inicial previsto para ficar abaixo de € 25.000 (R$ 156.750). Outros lançamentos importantes nos próximos anos incluem o SUV compacto Renault 4 (2025) e a próxima geração do Twingo (2026), estimado para custar menos de € 20.000 (R$ 127.000).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault 5 e Alpine A290 vencem prêmio de Carro do Ano 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Renault 5 Turbo 3E: Versão elétrica do lendário R5 Turbo está a caminho
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Flagra: Novo Renault Kwid E-Tech 2025 se prepara para a estreia no Brasil
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes