As vendas de carros elétricos do Grupo Renault na Europa tiveram queda de 17% no primeiro semestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O principal responsável por esse declínio foi o Dacia Spring, modelo compacto elétrico importado da China equivalente ao nosso Renault Kwid E-Tech.
O Dacia Spring perdeu incentivos importantes na França devido a um novo cálculo que considera a pegada de carbono total do veículo, incluindo emissões durante o transporte marítimo. Com a perda do incentivo, o preço do carro subiu de € 15.000 para cerca de € 18.000 (R$ 111.300), tornando-o menos competitivo. Além disso, o modelo enfrenta tarifas alfandegárias adicionais impostas pela União Europeia sobre carros elétricos fabricados na China.
Veja o impacto da conversão em reais:
Apesar da queda nas vendas de carros elétricos, o Grupo Renault registrou aumento de 6,7% no volume total de vendas na Europa. As vendas de vans elétricas, segmento de veículos comerciais leves, cresceram 30% no período, ajudando a compensar parcialmente a retração nos carros de passeio.
Novos modelos prometem impulsionar as vendas:
A expectativa é de que a situação melhore no segundo semestre com a chegada do novo Renault 5, carro elétrico urbano com preço inicial previsto para ficar abaixo de € 25.000 (R$ 156.750). Outros lançamentos importantes nos próximos anos incluem o SUV compacto Renault 4 (2025) e a próxima geração do Twingo (2026), estimado para custar menos de € 20.000 (R$ 127.000).
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