Na semana passada, a Xiaomi, fabricante de smartphones que começou a fazer veículos elétricos, exibiu um protótipo de versão super-rápida de seu sedã SU7, chamado SU7 Ultra. Com 1.548 cv de potência e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 1,97 segundos, o super sedã representa o objetivo do CEO da Xiaomi, Lei Jun, de desafiar os automóveis convencionais em seu próprio território. Especificamente, o Nürburgring Nordschleife.
No entanto, parece que o SU7 Ultra não será apenas um protótipo único; a Xiaomi diz que uma versão de produção do SU7 Ultra estará em breve nas estradas chinesas.
De acordo com o CarNewsChina, Jun anunciou esta semana que o carro entrará em produção no primeiro semestre de 2025, embora com algumas alterações para manter os custos sob controle. A carroceria totalmente em fibra de carbono foi abandonada, mas o esportivo ainda manterá o design atualizado do Ultra, incluindo o grande spoiler.
Outros itens, como a configuração de motor triplo e a bateria voltada para corridas, também serão mantidos. O carro será oferecido em duas versões, regular e de pista. Jun diz que o SU7 Ultra será mais caro do que o SU7 padrão, mas ainda estará ao alcance.
Xiaomi SU7 Ultra
Não importa como você o faça, isso é impressionante. Em uma semana após o anúncio, a Xiaomi criou um caminho tangível e crível para transformar o SU7 Ultra em realidade. Em comparação, vimos outras fabricantes prometerem demais e até cancelarem seus planos de carros esportivos elétricos.
Em outubro, a Toyota apresentou um carro com motor central chamado FT-Se, mas a produção não ocorrerá até pelo menos 2026. A Tesla exibiu o que parecia ser um sucessor quase pronto para produção do Roadster em 2017, mas já estamos em 2024 e não há nenhum Roadster em nenhuma loja da Tesla. Elon Musk literalmente mandou um protótipo para o espaço antes que qualquer cliente pudesse comprar um nas lojas.
Esse não é o único carro a passar do conceito à intenção de produção em poucas semanas naquele país. O crossover L6 PHEV da Li Auto foi tecnicamente colocado à venda alguns dias antes de sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim. Da mesma forma, o protótipo do Zeekr MIX, que estreou no mesmo salão, foi recentemente revelado na versão de produção.
A China se move rapidamente.
No entanto, eu questiono a sanidade da Xiaomi. Embora eu não seja uma pessoa que diga não a mais potência, a ideia de um carro com mais de 1.500 cv de potência que possa ser comprado por qualquer pessoa nas ruas é assustadora. Já há muitos vídeos nas mídias sociais chinesas de compradores que não conseguem lidar com os cerca de 500 cv do SU7 padrão e batem em muros e outros veículos.
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