A BYD apresentou de forma oficial os novos Song L DM-i e Song Plus DM-i. Ambos os SUVs utilizam o sistema híbridos plug-in de quinta geração e, apesar do posicionamento diferente, as duas faixas de preço são exatamente iguais na China. Estão disponíveis cinco versões do Song L e cinco do Song Plus, com preços variando de 135.800 a 175.800 yuans (R$ 106.000 a R$ 137.000) em ambos os casos.
Para ambos os carros, o sistema DM 5.0 é construído em torno de um motor 1.5 litro com potência máxima de 74 kW e torque de 126 Nm. Este é acoplado a um motor elétrico de 160 kW (218 cv) e 260 Nm de torque. Trata-se do mesmo motor com eficiência térmica de 46,06% que estreou originalmente com o sistema nos modelos Qin L e Seal 06 DM-i.
No caso da dulpla Song L e Song Plus DM-i, há três opções de bateria: 12,9 kWh, 18,3 kWh e 26,6 kWh, correspondendo a autonomias puramente elétricas de 75 km, 112 km e 160 km, respectivamente, utilizando o ciclo CLTC. A BYD gosta de usar cálculos NEDC para mostrar o consumo de combustível, que para os três conjuntos motrizes são de 3,88, 3,90 e 3,93 l/100 km, respectivamente - deve-se notar que usando os números WLTC que o MIIT geralmente cita, os números de consumo são na verdade 4,93, 4,95 e 4,98 l/100 km - a autonomia total chega a 1.500 km.
Dos dois carros, o Song L é o mais interessante, sendo um modelo completamente novo. Posicionado como um SUV compacto, será vendido na linha Dynasty e preenche a lacuna de produtos entre o Song Pro DM-i e o Tang DM-i.
Em termos de estilo, segue a aparência do Song L EV, lançado anteriormente. Há, porém, uma grande grade para dissipar o calor do motor. Os arcos das rodas são bastante distintos, com um visual retangular arredondado, e o carro utiliza rodas de 19 polegadas calçadas com pneus Kumho. Há maçanetas escondidas e o carro tem uma dobra dupla bastante distinta acima da roda traseira, com a segunda dessas dobras fazendo parte da linha da janela. As colunas ganham decoração cromada e, na traseira, há uma placa de proteção em prata. No design da lanterna contínua, há elementos no estilo nó chinês nas próprias unidades óticas. No topo do vidro traseiro há um spoiler traseiro de duas seções.
As dimensões do BYD Song L são 4780, 1898 e 1670 mm (CxLxA) e a distância entre eixos é de 2782 mm. O peso em ordem de marcha para a versão de 112 km é de 2305 kg, enquanto a versão de 160 km tem um peso de 2375 kg.
O layout interno é semelhante ao do Qin L DM-i, enquanto as especificações de equipamentos variam de acordo com o acabamento, mas nas versões top de linha incluem uma tela central de informação e entretenimento de 15,6 polegadas, juntamente com um painel de instrumentos LCD e head-up display. A tela possui sistema operacional DiLink 100 integrado e chip de processador de 6 nm. Além disso, há carregamento de celular sem fio de 50 W, volante aquecido e sistema de som Infinity de 10 alto-falantes, além de assistência ao motorista DiPilot. O BYD Song L DM-i é um modelo de cinco lugares com 459 litros de espaço de armazenamento no porta-malas - com os bancos rebatidos, são 1.550 litros.
Lançado simultaneamente ao Song L DM-i, o Song Plus DM-i é apenas uma atualização do modelo que já está à venda na China desde o ano passado, incorporando a mais recente tecnologia de trem de força DM 5.0. Vale lembrar que o Song Plus com o visual reestilizado (mesmo design do Seal U destinado à Europa).
Externamente, há pouca diferença entre a nova versão e a antiga, exceto por alguns pequenos ajustes nos faróis. Provavelmente a diferença mais notável no exterior da nova versão é o logotipo da BYD na traseira, iluminado - o antigo carro tinha o logotipo Build Your Dreams. As dimensões permanecem inalteradas em 4775, 1890 e 1670 mm (CxLxA), com uma distância entre eixos de 2765 mm.
Internamente, o Song Plus DM-i tem uma configuração geral semelhante ao Song L, porém, a disposição dos elementos é diferente. Além de o layout geral ser mais tradicional em termos de aparência, também é cria uma atmosfere mais leve graças à coloração branca e cinza. Os níveis de equipamento também são semelhantes, com recursos como head-up display maior, carregador de celular sem fio de 50 watts e sistema operacional DiLink 100. As versões top de linha também possuem recursos como sistema de som surround Infinity de dez alto-falantes e assistência ao motorista DiPilot.
Considerando sua proposta e posicionamento, ainda é improvável que tenhamos o Song L por aqui. Já o Song Plus com visual atualizado virá em algum momento, mas não agora. Nesta semana foi flagrada no Brasil a primeira unidade do modelo com o visual reestilizado, um protótipo para os primeiros testes com novas opções de trem de força da BYD.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD Song Plus com visual reestilizado é flagrado no Brasil pela 1ª vez
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD Song Plus é atualizado com novo conjunto híbrido plug-in na China
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD Song Plus 2025 com nova bateria tem autonomia divulgada pelo Inmetro