As bicicletas elétricas continuam revolucionando a mobilidade urbana. Apesar de alguns desafios, como riscos de incêndio e segurança, é claro que fabricantes podem se destacar trazendo inovações para este mercado.
Um exemplo disso são as novas bicicletas elétricas a hidrogênio da startup suíça HydroRide. Embora não sejam exatamente uma novidade, a HydroRide vai além: ela permite que você produza seu próprio combustível de hidrogênio.
Como? A HydroRide possui um gerador de hidrogênio compacto que você pode usar em casa ou no escritório. Ele produz 20 gramas de hidrogênio a partir de 200 mililitros de água purificada. Isso leva cerca de seis horas, mas o equipamento pode funcionar com energia solar em vez de depender da rede elétrica, se tornando mais sustentável.
HydroRide's compact hydrogen generator
O hidrogênio produzido é armazenado em um recipiente parecido com uma garrafa de 25 centímetros de altura, que é encaixado no quadro da bicicleta. Equipadas com uma célula de combustível de 550 watts, as bikes da HydroRide prometem uma autonomia de cerca de 60 quilômetros por garrafa.
Quando a célula de combustível acaba, basta trocar a garrafa, o que leva menos de 10 segundos. Claro, você precisará ter um estoque de hidrogênio, então é preciso planejar a produção. Mas se não quiser lidar com isso, a HydroRide planeja criar uma rede de estações de troca de garrafas, similar às estações de troca de baterias da Gogoro. Assim, os ciclistas podem simplesmente trocar as garrafas vazias por cheias.
Atualmente, a linha de bicicletas da HydroRide inclui um modelo baixo para uso urbano, um modelo padrão e uma prática versão dobrável. Todas são equipadas com um motor no eixo traseiro que permite uma velocidade máxima de 22,5 km/h.
Então, sim, as bicicletas elétricas da HydroRide não são muito diferentes das modelos tradicionais em termos de especificações e recursos. Mas a forma como produzem e obtêm energia certamente é. E aí, o que achou?