A 20ª edição da Fórmula SAE Brasil reunirá mais de mil estudantes de engenharia de 58 instituições de ensino superior em Piracicaba (SP), de 31 de julho a 4 de agosto.

Os participantes apresentarão carros projetados e construídos por eles mesmos, nas categorias a combustão, elétrica e hidrogênio. Além disso, haverá uma demonstração de um Fórmula elétrico autônomo.

Ruy Hizatugu
Fórmula SAE

Ruy Hizatugu

Os veículos Fórmula SAE a combustão são equipados com motores de quatro tempos, limitados a 710 cm³ de cilindrada. Já os modelos elétricos utilizam baterias de alta tensão, com limite de 600 volts, proporcionando autonomia mínima de 22 quilômetros e desempenho superior a 100 km/h. Além disso, aceleram de 0 a 100 km/h em menos de 3,7 segundos. Durante a competição, a recarga das baterias é realizada em modo lento, em área especialmente projetada para garantir a segurança de todos.

As equipes brasileiras com as melhores pontuações terão a oportunidade de representar o país na competição mundial, promovida pela SAE International nos Estados Unidos.

Destaques da competição:

  • Diversidade tecnológica: Carros a combustão, elétricos e hidrogênio demonstram a evolução da engenharia automotiva.
  • Inovação: Projetos autônomos e soluções sustentáveis mostram o potencial dos futuros engenheiros.
  • Internacionalização: As melhores equipes brasileiras terão a chance de competir em nível mundial.
Ruy Hizatugu
Fórmula SAE

Ruy Hizatugu

Sobre a Fórmula SAE Brasil:

Criada em 2004, a competição desafia estudantes a aplicarem os conhecimentos teóricos em projetos práticos, estimulando a inovação e o desenvolvimento de futuros profissionais da área automotiva.

SERVIÇO