As vendas de carros eletrificados na China continuam avançando. Em junho, os modelos híbridos plug-in e 100% elétricos atingiram a participação de mercado recorde de 49,9%.

Especificamente, de acordo com os dados do EV Volumes, 875.904 carros “que vão na tomada” foram vendidos no mês passado, um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2023.

O forte crescimento é impulsionado sobretudo pelo aumento dos híbridos plug-in. Na verdade, se as vendas de BEV cresceram apenas 1% na comparação com o ano anterior, atingindo 482.500 unidades (aproximadamente 55% do volume total de carros eletrificados), os PHEVs aumentaram 70% na comparação anual, atingindo aproximadamente 393.000 unidades.

tesla china recarga

Vendas de BEV e PHEV em junho de 2024 na China:

  • BEV: aproximadamente 482.500 (+1%) e 28% de participação de mercado
  • PHEV: aproximadamente 393.000 (+70%) e 22% de participação de mercado
  • Total: 875.904 (+23%) e participação de mercado de 49,9%

No total, nos primeiros seis meses do ano, foram registados na China mais de 4,26 milhões de novos modelos BEV e PHEV (+31% na comparação anual). Isso representa aproximadamente 43% do mercado automotivo. 

byd seagull2

Vendas de BEV e PHEV em janeiro-junho de 2024 na China:

  • BEV: aproximadamente 2,55 milhões e 25% de participação de mercado
  • PHEV: aproximadamente 1,69 milhão e 18% de participação de mercado
  • Total: 4.269.398 (+31%) e 43% de participação de mercado

Como referência, mais de 8 milhões de novos carros eletrificados foram registados na China em 2023 (46% mais do que em 2022), o que representou aproximadamente 37% do volume total.

Além disso, vale lembrar que estes carros representaram 30% das vendas em 2022, 15% em 2022 e 6,3% em 2020. 

BYD Qin Plus seda hibrido plug-in (4)

Mais vendidos

Em junho, os quatro principais modelos BEV e PHEV – BYD Song, Tesla Model Y, BYD Qin Plus e BYD Seagull – também foram os mais vendidos no geral. O primeiro carro com motor a combustão do ranking é o Nissan Sylphy, em quinto lugar.

O Tesla Model 3 voltou a entrar no top 10 em 9.º lugar, mas o ranking continua fortemente dominado pelos modelos chineses. O Tesla Model Y se mantém como pode, apesar de ter sofrido uma queda de 14% em relação ao ano anterior.

10 mais vendidos (BEVs e PHEVs) em junho de 2024 na China:

  1. BYD Song: 52.227 (2.794 BEV + 49.433 PHEV)
  2. Tesla Model Y: 44.110
  3. BYD Qin Plus: 38.901 (8.323 BEV + 30.578 PHEV)
  4. BYD Seagull: 35.201
  5. BYD Yuan Plus (Atto 3): 23.918
  6. Li Xiang L6: 23.864
  7. BYD Destroyer 05 (PHEV): 19.441
  8. BYD Han: 18.698 (5.957 BEV + 12.741 PHEV)
  9. Tesla Model 3: 18.151
  10. BYD Qin L PHEV: 18.02

Vendas por marcas

A BYD continua a dominar o mercado chinês, com uma participação de 30,8% no segmento de automóveis BEV e PHEV (aumentando para 32,9% se forem incluídas as suas submarcas).

Vendas de janeiro a junho (BEV e PHEV) de 2024 na China:

  1. BYD: 30,8%
  2. Tesla: 6,8%
  3. Li Auto: 4,6%
  4. SAIC-GM-Wuling: 4,6%
  5. Aito: 4,4%

Vendas por grupos automotivos (BEV e PHEV) de janeiro a junho de 2024 na China:

  1. BYD: 32,9%
  2. Geely-Volvo: 7,9%
  3. Tesla: 6,8%
  4. SAIC: 6,7%
  5. Chang'an: 6,5%