Veja as tecnologias mais desejadas por quem compra um carro elétrico
Recursos antes exclusivos dos carros elétricos, agora estão chegando para os veículos convencionais
Por mais que alguns de nós critiquemos a tecnologia aqui, mesmo na InsideEVs, nossos comentários sarcásticos e críticas bem fundamentadas sobre o excesso de tecnologia nos carros podem cair em ouvidos surdos. As montadoras estão enchendo cada vez mais os carros de tecnologia e os consumidores estão adorando isso. Um novo estudo do grupo de análise de mercado automotivo AutoPacific mostra que os clientes realmente gostam de novos recursos tecnológicos – na verdade, eles querem mais deles.
Chamado de Future Attribute Demand Study (FADS), este levantamento da AutoPacific visa mostrar as opções de conforto e conveniência que os novos compradores de carros mais desejam. Foram entrevistados 14.900 motoristas que planejam comprar um carro nos próximos três anos.
A pesquisa abrangeu compradores de todos os tipos de sistemas de propulsão, incluindo veículos a combustão interna, híbridos e elétricos. Foram analisados 163 recursos diferentes, incluindo alguns específicos para veículos elétricos, como carregamento bidirecional. Mas muitos desses recursos agora estão começando a aparecer também nos carros a gasolina.
Os 10 recursos mais solicitados são:
- Carregamento sem fio para dispositivos eletrônicos portáteis para passageiros da frente (44%)
- Carregador sem fio para dispositivos eletrônicos portáteis para passageiros traseiros (37%)
- Assentos dianteiros aquecidos e ventilados/resfriados (37%)
- Limpadores de para-brisa com sensor de chuva (36%)
- Teto solar/panorâmico (35%)
- Configurações do perfil do motorista (35%)
- Tomada doméstica de 110v (34%)
- Protetores solares para os passageiros traseiros (33%)
- Alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática de emergência (32%)
- Compressor de ar embutido (31%)
Embora alguns acréscimos já sejam comuns, como o teto solar ou o alerta de tráfego cruzado traseiro, outros recursos mostram que a barreira de experiência entre os trens de força elétricos e a combustão interna começou a desmoronar. Recursos comuns em veículos elétricos, como perfis de motorista, agora se tornaram indispensáveis para carros de qualquer tipo.
2024 Chevrolet Blazer EV RS
"Fazer suas próprias configurações de perfil de motorista requer um pouco de trabalho inicial, mas, uma vez estabelecido, é essencialmente uma experiência de entrar e sair, com o veículo configurando automaticamente o assento, os espelhos, o volante, as predefinições de áudio e muitas outras configurações pessoais de acordo com suas preferências quando você entra no veículo", disse Robby DeGraff, gerente de Insights de Produtos e Consumidores da AutoPacific.
É uma vantagem para os motoristas que têm vários usuários dirigindo um carro e algo incrivelmente comum entre a Tesla, a Hyundai, a Kia e outros modelos de EV.
O mesmo acontece com itens como tomadas de 110 volts ou carregamento sem fio; é verdade que eles podem ter sido instalados em carros a gasolina, mas eu apostaria que a expectativa de que eles estejam em veículos elétricos é praticamente um dado adquirido. No entanto, é interessante ver a classificação do carregamento sem fio tão alta. A equipe do InsideEVs EUA criticou quase unanimemente o uso de carregadores sem fio, chamando-os de terríveis e inúteis. A AutoPacific afirmou que sua conveniência aumentou este ano em comparação com o ano passado.
Essa é apenas uma parte do estudo. A AutoPacific compartilhou conosco que, em breve, terá mais resultados de pesquisas específicas sobre veículos elétricos.
Quais são seus recursos indispensáveis nos carros modernos?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Freios integrados ao motor: a nova aposta da Mercedes-Benz para EVs
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Xiaomi apresenta sistema de propulsão de 2.054 cv e suspensão ativa
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km