Um dos principais obstáculos para a adoção mais ampla dos veículos elétricos é o alto custo de um EV novo. De acordo com a Kelley Blue Book, o preço médio de transação de um carro a combustão novo nos EUA em junho foi de US$ 48.644 (R$ 275.000), enquanto os novos EVs tinham um preço sugerido pelo fabricante médio de US$ 56.371 (R$ 320.000).

Isso é uma diferença de quase US$ 8.000, o suficiente para comprar um carro a gasolina usado para o dia a dia. Em outras palavras, ainda há uma lacuna considerável, mas essa diferença logo desaparecerá em favor dos EVs graças à rápida redução no custo das baterias de lítio.

Entre 2008 e 2023, o custo estimado de uma bateria de íons de lítio para veículos elétricos leves caiu 90%, passando de incríveis US$ 1.415/kWh (ajustado pela inflação) há 16 anos para um muito mais palatável US$ 139/kWh no ano passado. Essas estimativas vêm do Escritório de Tecnologias Veiculares (DOE) do Departamento de Energia, que acrescentou que os números são válidos para a capacidade utilizável de uma bateria, não a capacidade nominal, em uma escala de produção de pelo menos 100.000 unidades por ano. 

Custo estimado da bateria de íons de lítio para veículos elétricos, 2008-2023. Fonte: Departamento de Energia

De acordo com o Goldman Sachs (via Yahoo Finance), o custo estimado da bateria para o ano passado é um pouco mais alto, em US$ 151/kWh, mas o importante aqui é que as mesmas estimativas mostram uma queda adicional de 40% nos preços das baterias entre 2023 e 2025, abrindo caminho para EVs muito mais acessíveis que finalmente vão superar seus concorrentes a gasolina e, ao mesmo tempo, gerar lucro para seus fabricantes. Um estudo do International Council On Clean Transportation mostrou anteriormente que os carros elétricos terão o mesmo custo dos veículos a gasolina/diesel até 2029 graças a uma superabundância de lítio.

Por mais entusiasmadores que sejam esses números, vale ressaltar que o Goldman Sachs se refere ao custo total de propriedade, que inclui o preço do veículo e combustível ou custos de carregamento, bem como reparos e manutenção ao longo da vida útil de um carro. O que eles não incluem, no entanto, são subsídios governamentais, como o crédito fiscal federal de US$ 7.500, no caso dos EUA.

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet

O Chevrolet Equinox EV é atualmente o carro elétrico mais acessível dos Estados Unidos com uma autonomia de mais de 500 quilômetros. Seu preço inicial é de US$ 41.900, excluindo frete e incentivos.

Os custos da bateria representam aproximadamente um terço a um quarto de um carro elétrico completo, portanto, não é o único fator em jogo, mas é um dos maiores. A China já descobriu como fabricar carros elétricos mais baratos que carros a gasolina, embora com fortes incentivos do Estado, mas os EUA devem alcançar o mesmo patamar e finalmente oferecer às pessoas o que elas querem: EVs mais acessíveis.

A Tesla deve lançar um EV abaixo do Model 3 no próximo ano e a Ford está trabalhando ativamente em uma plataforma EV acessível que oferecerá tanto um preço de compra mais baixo em comparação com a carteira atual da empresa quanto um lucro saudável para a empresa.

Até que isso aconteça, algumas montadoras contam com ofertas de financiamento e leasing atraentes para atrair possíveis compradores. Taxas de juros baixas e prestações acessíveis, combinadas com o crédito fiscal federal que pode ser aplicado até mesmo a carros que não são montados na América do Norte no caso de leasing, às vezes significam que um carro elétrico é mais barato de manter do que sua alternativa a gasolina, apesar de ter um preço de tabela um pouco mais alto.