Mesmo com um cenário desafiador, os carros elétricos e híbridos continuam no centro da estratégia do Grupo Renault. Impulsionado pela estratégia na Europa, as vendas gerais têm apresentado bons resultados. No primeiro semestre de 2024, o total alcançou 1.154.700 veículos, um aumento de 1,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A marca Renault, em particular, obteve bons resultados, com um crescimento de 8,2% nas vendas, consolidando sua posição como a terceira maior marca na Europa e líder de mercado na França. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelo forte desempenho dos motores híbridos E-Tech, que apresentaram um aumento de vendas de 45% em comparação com o primeiro semestre de 2023.
Os veículos eletrificados foram fundamentais para esse crescimento. Eles representaram 29,6% das vendas do Grupo Renault na Europa, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação a 2023. Os modelos híbridos foram os grandes destaques, com um crescimento de vendas de 59,6% em comparação com o primeiro semestre do ano passado. A Renault é a segunda maior marca de veículos híbridos na Europa, com modelos como Clio, Austral e Captur entre os mais vendidos.
Além disso, a marca também está investindo fortemente em veículos totalmente elétricos. Quase 12% das vendas da Renault foram de modelos elétricos, e esse número deve crescer ainda mais com o lançamento do Scenic E-Tech elétrico e do Renault 5 E-Tech elétrico no segundo semestre do ano.
Mesmo com os resultados do semetre, o CEO da Renault, Luca De Meo, expressou preocupação com o prazo estabelecido para a transição dos veículos elétricos na Europa. Em entrevista ao jornal Les Echos, o executivo afirmou que a indústria automotiva precisa de mais flexibilidade para cumprir seus objetivos de eletrificação.
De Meo, que também preside a associação europeia de fabricantes de automóveis (ACEA), reconhece a importância da eletrificação para reduzir as emissões de carbono, mas ressalta os desafios enfrentados pelo setor. A queda na demanda por veículos elétricos, aliada à incerteza regulatória e à crescente competição da China, têm impactado os planos das montadoras.
O executivo francês destacou a necessidade de reduzir custos para tornar os carros elétricos mais acessíveis aos consumidores. Apesar dos obstáculos, De Meo reafirma o compromisso da indústria com a eletrificação, mas alerta para a importância de um cronograma realista que leve em consideração as condições de mercado.
Em evento realizado em São Paulo (SP) nesta semana, Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, comentou sobre a estratégia de mercado da marca e o papel dos eletrificados em nosso mercado.
O executivo reafirmou o compromisso da Renault com seu cronograma lançamentos de carros elétricos e híbridos, sobretudo na Europa, mas também aqui no Brasil. Gondo disse que não há mudança de planos e que todos os modelos previstos serão lançados no mercado. Eventualmente, pode haver obstáculos, mas isso não muda a estratégia.
Também destacou que o Brasil está inserido no plano de eletrificação e citou os exemplos de carros elétricos como o Renault Kwid E-Tech e Megane E-Tech, além do comercial Kangoo E-Tech, que destacou ter vindo por conta da demanda dos clientes, sobretudo no segmento de entregas de última milha. Por fim, destacou que a marca está fazendo clínicas junto aos clientes com os furgões Master E-Tech e Traffic E-Tech, confirmando que o último deve vir ao país nos próximos meses.
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