Mesmo com um cenário desafiador, os carros elétricos e híbridos continuam no centro da estratégia do Grupo Renault. Impulsionado pela estratégia na Europa, as vendas gerais têm apresentado bons resultados. No primeiro semestre de 2024, o total alcançou 1.154.700 veículos, um aumento de 1,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A marca Renault, em particular, obteve bons resultados, com um crescimento de 8,2% nas vendas, consolidando sua posição como a terceira maior marca na Europa e líder de mercado na França. Esse desempenho foi impulsionado principalmente pelo forte desempenho dos motores híbridos E-Tech, que apresentaram um aumento de vendas de 45% em comparação com o primeiro semestre de 2023.

Renault - Centro de Treinamento E-Tech (3)

Os veículos eletrificados foram fundamentais para esse crescimento. Eles representaram 29,6% das vendas do Grupo Renault na Europa, um aumento de 4,3 pontos percentuais em relação a 2023. Os modelos híbridos foram os grandes destaques, com um crescimento de vendas de 59,6% em comparação com o primeiro semestre do ano passado. A Renault é a segunda maior marca de veículos híbridos na Europa, com modelos como Clio, Austral e Captur entre os mais vendidos.

Além disso, a marca também está investindo fortemente em veículos totalmente elétricos. Quase 12% das vendas da Renault foram de modelos elétricos, e esse número deve crescer ainda mais com o lançamento do Scenic E-Tech elétrico e do Renault 5 E-Tech elétrico no segundo semestre do ano.

Renault Mégane E-Tech (BR)

Desafios

Mesmo com os resultados do semetre, o CEO da Renault, Luca De Meo, expressou preocupação com o prazo estabelecido para a transição dos veículos elétricos na Europa. Em entrevista ao jornal Les Echos, o executivo afirmou que a indústria automotiva precisa de mais flexibilidade para cumprir seus objetivos de eletrificação.

De Meo, que também preside a associação europeia de fabricantes de automóveis (ACEA), reconhece a importância da eletrificação para reduzir as emissões de carbono, mas ressalta os desafios enfrentados pelo setor. A queda na demanda por veículos elétricos, aliada à incerteza regulatória e à crescente competição da China, têm impactado os planos das montadoras.

O executivo francês destacou a necessidade de reduzir custos para tornar os carros elétricos mais acessíveis aos consumidores. Apesar dos obstáculos, De Meo reafirma o compromisso da indústria com a eletrificação, mas alerta para a importância de um cronograma realista que leve em consideração as condições de mercado.

Galeria: Renault E-Tech Days (2023)

No Brasil

Em evento realizado em São Paulo (SP) nesta semana, Ricardo Gondo, presidente da Renault no Brasil, comentou sobre a estratégia de mercado da marca e o papel dos eletrificados em nosso mercado. 

O executivo reafirmou o compromisso da Renault com seu cronograma lançamentos de carros elétricos e híbridos, sobretudo na Europa, mas também aqui no Brasil. Gondo disse que não há mudança de planos e que todos os modelos previstos serão lançados no mercado. Eventualmente, pode haver obstáculos, mas isso não muda a estratégia.

Van Renault Traffic 2022 E-Tech Electric

Também destacou que o Brasil está inserido no plano de eletrificação e citou os exemplos de carros elétricos como o Renault Kwid E-Tech e Megane E-Tech, além do comercial Kangoo E-Tech, que destacou ter vindo por conta da demanda dos clientes, sobretudo no segmento de entregas de última milha. Por fim, destacou que a marca está fazendo clínicas junto aos clientes com os furgões Master E-Tech e Traffic E-Tech, confirmando que o último deve vir ao país nos próximos meses.