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Custos de baterias para carros elétricos caíram 90% de 2008 a 2023

Dados recentes mostram redução massiva nos custos, o que favorece a queda no preço final do carro elétrico

CATL battery cells
Foto de: CATL

Os últimos dados revelam reduções massivas de custos. Os dois principais fatores para a eletrificação em massa são a densidade de energia da bateria (relacionada à autonomia) e os custos da bateria (relacionados à acessibilidade), e ambos melhoraram enormemente nos últimos 15 anos.

De acordo com o Escritório de Tecnologias Veiculares do Departamento de Energia (DOE), o custo médio de uma bateria de íons de lítio para veículos elétricos leves caiu 90% entre 2008 e 2023 quando se usa dólares constantes de 2023 para refletir o poder de compra (ajuste pela inflação).

Custo Estimado das Baterias de Íons de Lítio para EVs, 2008-2023

Custo Estimado de Baterias de Íons de Lítio para Veículos Elétricos, 2008-2023 (Fonte: Departamento de Energia dos EUA)

A análise diz que um quilowatt-hora de capacidade utilizável da bateria de um veículo elétrico custa cerca de US$ 139 em 2023 e, usando dólares constantes de 2023, era de US$ 1.415/kWh em 2008. A estimativa foi calculada para uma produção em escala de pelo menos 100.000 baterias por ano.

O progresso é muito alto e superou significativamente a inflação (os dólares atuais no gráfico), embora tenha sido mais rápido nos primeiros anos. Diz-se que três elementos principais permitiram reduzir os custos das baterias: melhorias nas tecnologias e químicas das baterias, melhorias na fabricação e simplesmente um volume de produção maior.

Bateria elétrica Renault Megane E-Tech

Podemos calcular que a US$ 139/kWh de capacidade de bateria utilizável, uma bateria nova de 100 kWh deve custar US$ 13.900 (R$ 77.000). Uma bateria mais popular de 80 kWh seria de US$ 11.120 (R$ 62.000). Considerando um preço de US$ 35.000 a US$ 40.000 (R$ 200 mil a R$ 230 mil) para um carro elétrico, ainda é uma parte substancial do preço, mas também lembremos que há mais de 10 anos, em uma faixa de preço semelhante, obteríamos apenas um veículo elétrico com uma bateria de 24-30 kWh e uma autonomia várias vezes menor.

Galeria: Gigafábrica de baterias da Volkswagen

A questão é se o custo da bateria continuará a diminuir substancialmente nos próximos anos. Ainda há novas tecnologias em jogo e a escala pode ser aumentada. A longo prazo, a reciclagem deve entrar em ação para reduzir os custos dos materiais.

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