A General Motors está investindo pesado para transformar suas fábricas de veículos a combustão em instalações capazes de produzir carros elétricos. A estratégia da montadora é flexível: algumas plantas serão dedicadas exclusivamente a veículos elétricos (EVs), enquanto outras produzirão tanto modelos elétricos quanto a gasolina/flex.

Segundo Mark Reuss, presidente da GM, adaptar fábricas existentes é mais barato do que construir novas, oferecendo agilidade na transição para os EVs. A empresa busca atender à demanda dos consumidores enquanto otimiza sua capacidade produtiva.

Fábrica do Chevrolet Bolt

"Converter plantas é um grande investimento, mas menor do que construir uma nova", afirmou Reuss. "A flexibilidade é uma vantagem, mas precisamos continuar investindo em veículos a combustão", acrescentou, citando o lançamento de novos SUVs e crossovers a gasolina.

A GM estabeleceu a meta de oferecer apenas veículos elétricos de passeio em termos globais até 2035 e está expandindo sua linha de veículos elétricos, incluindo picapes elétricas e o Equinox EV, com preço inicial de cerca de US$ 35 mil (R$ 195.000).

Chevrolet Blazer EV no Salão de Detroit

No entanto, a adoção de EVs tem sido mais lenta que o esperado, com consumidores ainda preocupados com preço e infraestrutura de carregamento. Isso levou a GM e outras montadoras a adiar alguns investimentos. A empresa postergou o início da produção da picape elétrica full-size na fábrica de Orion, em Michigan, para meados de 2026, e também atrasou o lançamento do primeiro EV da Buick.

"O mercado de EVs está crescendo, mas em um ritmo mais lento", disse Reuss. "A infraestrutura de carregamento também está se desenvolvendo, mas não tão rápido quanto gostaríamos."

A GM também está reformulando o Chevrolet Bolt, que saiu de linha no final do ano passado. O novo modelo será baseado na plataforma de baterias Ultium e fabricado na fábrica de Fairfax, no Kansas. A empresa ainda não revelou detalhes sobre o veículo ou preço, mas espera posicioná-lo abaixo do Equinox EV.

"Tivemos que tirar o Bolt de produção para converter a fábrica"

Galeria: Chevrolet Blazer EV RS (Brasil)

"Tivemos que tirar o Bolt de produção para converter a fábrica", explicou Reuss. "Agora, vamos converter outra fábrica para construir o próximo Bolt, garantindo rentabilidade e presença na faixa de entrada do mercado."

A incerteza no mercado de carros elétricos e as mudanças nos prazos de produção têm desafiado os fornecedores, segundo Reuss. "Precisamos trabalhar juntos para superar esses obstáculos", afirmou. "Quando enfrentamos problemas de curto prazo, é importante lembrar que estamos nessa parceria para o longo prazo."

No Brasil, onde a GM opera com a marca Chevrolet, ainda não foram detalhados planos de mudança nas plantas. Mas no passado, quando questionamos executivos da marca sobre o tema, a resposta foi positiva sobre a adaptação de fábricas. Então, tudo vai depender da demanda e velocidade de aceitação dos EVs no mercado.

Há poucos dias, a Chevrolet apresentou o Blazer EV, um modelo estratégico, já que é o primeiro baseado na plataforma Ultium a ser lançado em nosso mercado. Ele é o primeiro de vários lançamentos aguardados de veículos elétricos num futuro não muito distante - as vendas começam em agosto. Logo em seguida, antes do final do ano, será a vez do Chevrolet Equinox EV, com proposta de preço um degrau abaixo. A conferir. 

Fonte: Automotive News