O Ford Capri, que compartilha a plataforma MEB com o Explorer, apresenta uma gama de opções de motorização mais ampla do que inicialmente anunciado, devendo receber uma versão de entrada mais acessível já em 2025.

Enquanto a apresentação de lançamento destacava versões de 210 kW / 285 cv (tração traseira) e 250 kW / 340 cv (tração integral), uma lista de preços atualizada revela uma terceira opção de 125 kW / 170 cv . Embora essa variante de entrada ainda não esteja disponível para configuração, sua chegada está prevista para o início de 2025.

Essa diversificação de opções de motorização posiciona o Capri em linha com seus irmãos de plataforma, ID.5 e Explorer, que também oferecem múltiplas opções de motorização e bateria:

  Ford Capri 52 kWh RWD Ford Capri 77 kWh RWD Ford Capri 79 kWh AWD
Potência 170 cv 285 cv e 545 Nm +AWD 340 cv e 545 Nm
0-100 km/h aprox. 8,9 seg. 6,4 seg. 5,3 seg.
Velocidade máxima 180 km/h 180 km/h 180 km/h
Consumo WLTP aprox. 16 kWh 13,3-14,7 kWh 15,0-16,5 kWh
Bateria líquida 52 kWh 77 kWh 79 kWh
Alcance WLTP aprox. 370 km 572-627 km 534-592 km
Potência de carregamento DC até aprox. 145 kW até 135 kW até 185 kW

Tempo de carregamento DC (10-80%)
aprox. 25 min 28 min 26 min
Velocidade de carregamento DC n.a. 1,9 kWh/min 2,1 kWh/min
Preço base 44.950 euros 51.950 euros 55.950 euros

A nova versão básica reduz o preço de entrada em 7.000 euros. O carro de 4,63 metros de comprimento agora está disponível por pouco menos de 45.000 euros. O VW ID.5 Pure com pacote de informação e entretenimento está disponível com a mesma combinação de motor e bateria a partir de 45.470 euros. Se levarmos em conta o "bônus de mobilidade elétrica" da VW de € 3.570, que ainda está disponível até o final de setembro, o preço chega a apenas € 41.700 (R$ 250.000). 

Ford Capri (2024)

Ford Capri

VW ID.5 (2024): Vista lateral

VW ID.5

No entanto, a lista de equipamentos do Ford parece ser mais extensa. Há bancos esportivos, um banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas, aquecimento do volante, rodas de alumínio em vez de aço e muito mais.

Ford Capri (2024)

Ford Capri

VW ID.5 (2024): Das Cockpit

VW ID.5

Finalmente, o Audi Q4 e-tron (incluindo o Sportback) também está disponível atualmente com o motor de 125 kW (170 cv) e a bateria menor. A marca cobra 45.600 euros (R$ 274.000) por ele.

No entanto, essa variante não está disponível para o Skoda Enyaq e sua versão cupê, embora isso mude de tempos em tempos. No momento, a gama começa com o 85, ou seja, a versão com 285 cv de potência. A versão 85X com tração integral de 285 cv e a RS com tração integral de 340 cv também estão disponíveis. A bateria de 77 kWh ainda é usada em todas as variantes.

Por fim, o ainda novo Cupra Tavascan só está disponível com 285 cv ou 340 cv, ambas as versões têm a bateria de 77 kWh.

Galeria: Ford Capri (2024)

Conclusão

Aparentemente, o Ford Capri tem exatamente o mesmo sistema de propulsão e as mesmas baterias que o VW ID.5. Essa adoção de tecnologia do concorrente é provavelmente um pouco embaraçosa para a equipe de Jim Farley. Afinal de contas, a Ford não desenvolveu algo caseiro a tempo. Por outro lado, o exterior e o interior do elétrico recém-chegado parecem completamente diferentes do VW Co. Nesse aspecto, a Ford já fez um bom trabalho. E o mesmo se aplica ao Ford Explorer.