O Ford Capri, que compartilha a plataforma MEB com o Explorer, apresenta uma gama de opções de motorização mais ampla do que inicialmente anunciado, devendo receber uma versão de entrada mais acessível já em 2025.
Enquanto a apresentação de lançamento destacava versões de 210 kW / 285 cv (tração traseira) e 250 kW / 340 cv (tração integral), uma lista de preços atualizada revela uma terceira opção de 125 kW / 170 cv . Embora essa variante de entrada ainda não esteja disponível para configuração, sua chegada está prevista para o início de 2025.
Essa diversificação de opções de motorização posiciona o Capri em linha com seus irmãos de plataforma, ID.5 e Explorer, que também oferecem múltiplas opções de motorização e bateria:
Ford Capri 52 kWh RWD | Ford Capri 77 kWh RWD | Ford Capri 79 kWh AWD | |
Potência | 170 cv | 285 cv e 545 Nm | +AWD 340 cv e 545 Nm |
0-100 km/h | aprox. 8,9 seg. | 6,4 seg. | 5,3 seg. |
Velocidade máxima | 180 km/h | 180 km/h | 180 km/h |
Consumo WLTP | aprox. 16 kWh | 13,3-14,7 kWh | 15,0-16,5 kWh |
Bateria líquida | 52 kWh | 77 kWh | 79 kWh |
Alcance WLTP | aprox. 370 km | 572-627 km | 534-592 km |
Potência de carregamento DC | até aprox. 145 kW | até 135 kW | até 185 kW |
Tempo de carregamento DC (10-80%) |
aprox. 25 min | 28 min | 26 min |
Velocidade de carregamento DC | n.a. | 1,9 kWh/min | 2,1 kWh/min |
Preço base | 44.950 euros | 51.950 euros | 55.950 euros |
A nova versão básica reduz o preço de entrada em 7.000 euros. O carro de 4,63 metros de comprimento agora está disponível por pouco menos de 45.000 euros. O VW ID.5 Pure com pacote de informação e entretenimento está disponível com a mesma combinação de motor e bateria a partir de 45.470 euros. Se levarmos em conta o "bônus de mobilidade elétrica" da VW de € 3.570, que ainda está disponível até o final de setembro, o preço chega a apenas € 41.700 (R$ 250.000).
Ford Capri
VW ID.5
No entanto, a lista de equipamentos do Ford parece ser mais extensa. Há bancos esportivos, um banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas, aquecimento do volante, rodas de alumínio em vez de aço e muito mais.
Ford Capri
VW ID.5
Finalmente, o Audi Q4 e-tron (incluindo o Sportback) também está disponível atualmente com o motor de 125 kW (170 cv) e a bateria menor. A marca cobra 45.600 euros (R$ 274.000) por ele.
No entanto, essa variante não está disponível para o Skoda Enyaq e sua versão cupê, embora isso mude de tempos em tempos. No momento, a gama começa com o 85, ou seja, a versão com 285 cv de potência. A versão 85X com tração integral de 285 cv e a RS com tração integral de 340 cv também estão disponíveis. A bateria de 77 kWh ainda é usada em todas as variantes.
Por fim, o ainda novo Cupra Tavascan só está disponível com 285 cv ou 340 cv, ambas as versões têm a bateria de 77 kWh.
Conclusão
Aparentemente, o Ford Capri tem exatamente o mesmo sistema de propulsão e as mesmas baterias que o VW ID.5. Essa adoção de tecnologia do concorrente é provavelmente um pouco embaraçosa para a equipe de Jim Farley. Afinal de contas, a Ford não desenvolveu algo caseiro a tempo. Por outro lado, o exterior e o interior do elétrico recém-chegado parecem completamente diferentes do VW Co. Nesse aspecto, a Ford já fez um bom trabalho. E o mesmo se aplica ao Ford Explorer.
Fonte: Preisliste (PDF), Datenblatt (PDF)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos