Os primeiros dias utilizando o novo Megane E-Tech Elétrico mostraram várias virtudes do modelo. A Renault nos cedeu uma unidade na cor cinza Rafale com teto preto e que já vem com rodas aro de 18 polegadas de série. Impressiona como chama a atenção por onde passa.

Eu tive contato inicial com o novo Megane E-Tech Elétrico no lançamento mundial na Espanha em 2022. Naquele momento já tinha me chamado muito a atenção pelo estilo, ótimo acabamento e acerto interessante. Mas estávamos na Europa em condições diferentes das que encontramos por aqui. O preço de R$ 199.900 também atrai novos olhares para ele.

É hatch ou SUV?

A Renault não o classifica nem como hatch médio e nem SUV. A marca francesa o define como um crossover, ou seja, uma mistura de elementos de hatch e SUV. Isso se converte em um modelo com pegada cupê que mede 4,20 metros de comprimento, entre-eixos de 2,70 metros, 1,78 m de largura e altura de 1,52 m. Essa altura se deve à menor espessura da bateria, de apenas 11 cm, recorde dentre os veículos da marca e que permitiu reduzir o centro de gravidade.

Renault Megane E-Tech Elétrico na Garagem EV
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Renault Megane E-Tech Elétrico na Garagem EV

Baseado na plataforma CMF-EV, o novo Megane E-Tech Elétrico tem limpas em um design simples e moderno. É uma solução interessante que visa obter a melhor aerodinâmica. Gosto do cuidado na montagem com arremates em alumínio que também serve como divisão entre a carroceria e o teto "flutuante". As maçanetas embutidas deixam o visual ainda mais limpo. Nas portas dianteiras, os puxadores saem automaticamente quando se chega perto, um passo além da abertura por aproximação.

Interior de carro de verdade

Gostamos de inovação e tecnologia? Gostamos. No entanto, é importante que a inovação seja uma aliada da condução segura. Com o avanço das telas dentro dos carros, também estamos vendo a busca de algumas fabricantes pela eliminação dos botões físicos.

Desde aquele primeiro contato lá na Espanha, já havíamos destacado que a Renault conseguiu criar um ambiente moderno, combinando painel digital e central multimídia com o uso de botões físicos. Vamos falar mais detalhadamente disso em outro texto, mas a sensação é de um grande avanço em uma evolução natural.

Renault Mégane E-Tech (BR)

Painel do Renault Megane E-Tech

Renault Mégane E-Tech (BR)

Central multimídia e comandos do Renault Megane E-Tech

Renault Mégane E-Tech (BR)

Volante do Renault Megane E-Tech

Botões no volante, nas portas e até mesmo para controle do ar-condicionado físicos merecem destaque no mercado atual. Tudo bem que existem alternativas para ajustes por comando de voz, mas é muito mais prático e seguro oferecer essa possibilidade junto com os botões físicos que todos estamos acostumados. 

Desempenho

O Megane E-Tech Elétrico é equipado com um motor elétrico que gera bons 220 cavalos de potência e 30,6 kgfm de torque. Em nosso teste instrumentado, o crossover elétrico francês acelerou de 0 a 100 km/h em 7,0 segundos, número melhor que os 7,4 segundos divulgados pela Renault. A retomada de 80 a 120 km/h em 4,1 segundos também é um bom número, representa ultrapassagens sem hesitação nas estradas. 

É interessante notar como você pode controlar o carro de acordo com a sua necessidade ou estado de espírito. Com seus quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), você adapta o estilo do carro ao seu dia. Com o modo Sport, as acelerações são mais ariscas. Com o uso, também aprendemos que uma condução mais tranquila no Eco pode instantaneamente se transformar numa condução "rápida" com o quick-down no acelerador - a entrega é total neste momento. Assim, se você precisa de potência máxima para uma ultrapassagem basta pisar fundo no acelerador (mesmo no modo Eco).

Renault Megane E-Tech Elétrico na Garagem EV
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Renault Megane E-Tech Elétrico na Garagem EV

Sensações iniciais

Os primeiros dias com o Megane E-Tech Elétrico começam a mostrar como a rotina com um carro elétrico pode ser tranquila. Como fizemos com o Kwid E-Tech, a nossa premissa é a de não mudar a rotina para carregar o carro. Não vamos inventar idas ao mercado ou shopping para aproveitar a recarga disponível. Nosso ponto de abastecimento principal será aqui, com um carregador de 22 kW de potência e custo de R$ 0,99 por kWh.

Já é possível antecipar neste primeiro momento que a autonomia do Megane E-Tech supera facilmente os 400 quilômetros com uma carga (o Inmetro divulga 337 km pelo PBEV). Um característica técnica importante já começa a se mostrar extremamente relevante: a capacidade de carregamento de até 22 kW em carregadores AC, algo que praticamente nenhum veículo elétrico dessa faixa de preço oferece no Brasil.

O uso intuitivo de todos os recursos, comandos físicos e a lista de itens de assistência à condução completa (ADAS) com ACC e assistente de permanência em faixa tornam a vida a bordo ainda mais fácil. Abordaremos o uso destes recursos no dia a dia em breve.

O que você quer saber do Megane E-Tech?

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