O futuro VW ID.2 já não precisaria de camuflagem. Em 2023, a Volkswagen antecipou o design de produção do modelo compacto elétrico com o ID.2all Concept. Contudo, para testar seus componentes, a montadora está utilizando um ID.3 com a carroceria encurtada, o que permite avaliar o desempenho e a integração das peças em um formato mais próximo do ID.2 final.
Em termos práticos, o ID.2 passará a ser o carro elétrico de entrada da Volkswagen, ficando abaixo do ID.3 e com medidas que equivalem a algo entre o Polo e o Golf, mas com entre-eixos e espaço interno mais próximo do último, graças ao uso da arquitetura elétrica e seu arranjo mais eficiente.
Na indústria automotiva, chamamos de 'mula' um veículo utilizado para testar novas tecnologias sob uma carroceria já conhecida. Nesse caso, o ID.3 está servindo como base para o desenvolvimento do ID.2. As portas traseiras encurtadas, claramente visíveis no protótipo, indicam que o ID.2 terá cerca de 4,10 metros de comprimento, com um entre-eixos de 2,60 metros, 17 centímetros menor que o ID.3.
Após o grande sucesso dos modelos ID.3 e ID.4, a Volkswagen continua investindo em sua linha de veículos elétricos. O ID.2, baseado na plataforma MEB, oferece um design moderno e aerodinâmico, com autonomia estimada em até 450 km (ciclo WLTP).
Com um preço inicial abaixo de 25.000 euros (R$ 150.000), o ID.2 se posiciona como uma alternativa atraente aos carros elétricos de entrada de outras marcas, sobretudo modelos como novo Renault 5 e até mesmo o BYD Dolphin, entre outros.
O design do ID.2 é uma evolução dos modelos elétricos anteriores, mas com uma abordagem mais convencional, linhas fluidas e um interior minimalista. A Volkswagen buscou inspiração em modelos clássicos como o Golf e o Beetle, combinando tradição e ares modernos.
*Veja as fotos do flagra no InsideEVs Alemanha
Em termos de tecnologia, ainda que seja um modelo compacto, o ID.2 contará com os mais recentes sistemas de assistência ao motorista e conectividade. A plataforma MEB Small permite uma integração melhor entre hardware e software, prometendo melhoras na condução.
A produção do ID.2 será realizada na Europa, com a previsão de início em 2025. Além da versão hatch, a Volkswagen também planeja lançar uma versão SUV do modelo, ampliando ainda mais as opções no segmento compacto, cada vez mais competitivo dentro da mobilidade elétrica.
Há algum tempo, a Volkswagen chegou a comentar sobre a produção de veículos elétricos no Brasil no futuro. No entanto, ainda não há um prazo claro para isso, nem quais modelos poderiam ser montados aqui, já que a marca alemã sequer vende carros elétricos em nosso mercado. O ID.2 parece uma boa pedida para dar esse pontapé inicial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen desmente atraso do ID.2 e confirma lançamento em 2025
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar