"Polo elétrico": novo Volkswagen ID.2 é flagrado em testes pela primeira vez
Com espaço de Golf e autonomia de 450 km, carro elétrico mais barato da marca chegará em 2025
O futuro VW ID.2 já não precisaria de camuflagem. Em 2023, a Volkswagen antecipou o design de produção do modelo compacto elétrico com o ID.2all Concept. Contudo, para testar seus componentes, a montadora está utilizando um ID.3 com a carroceria encurtada, o que permite avaliar o desempenho e a integração das peças em um formato mais próximo do ID.2 final.
Em termos práticos, o ID.2 passará a ser o carro elétrico de entrada da Volkswagen, ficando abaixo do ID.3 e com medidas que equivalem a algo entre o Polo e o Golf, mas com entre-eixos e espaço interno mais próximo do último, graças ao uso da arquitetura elétrica e seu arranjo mais eficiente.
Na indústria automotiva, chamamos de 'mula' um veículo utilizado para testar novas tecnologias sob uma carroceria já conhecida. Nesse caso, o ID.3 está servindo como base para o desenvolvimento do ID.2. As portas traseiras encurtadas, claramente visíveis no protótipo, indicam que o ID.2 terá cerca de 4,10 metros de comprimento, com um entre-eixos de 2,60 metros, 17 centímetros menor que o ID.3.
Após o grande sucesso dos modelos ID.3 e ID.4, a Volkswagen continua investindo em sua linha de veículos elétricos. O ID.2, baseado na plataforma MEB, oferece um design moderno e aerodinâmico, com autonomia estimada em até 450 km (ciclo WLTP).
Com um preço inicial abaixo de 25.000 euros (R$ 150.000), o ID.2 se posiciona como uma alternativa atraente aos carros elétricos de entrada de outras marcas, sobretudo modelos como novo Renault 5 e até mesmo o BYD Dolphin, entre outros.
O design do ID.2 é uma evolução dos modelos elétricos anteriores, mas com uma abordagem mais convencional, linhas fluidas e um interior minimalista. A Volkswagen buscou inspiração em modelos clássicos como o Golf e o Beetle, combinando tradição e ares modernos.
*Veja as fotos do flagra no InsideEVs Alemanha
Em termos de tecnologia, ainda que seja um modelo compacto, o ID.2 contará com os mais recentes sistemas de assistência ao motorista e conectividade. A plataforma MEB Small permite uma integração melhor entre hardware e software, prometendo melhoras na condução.
A produção do ID.2 será realizada na Europa, com a previsão de início em 2025. Além da versão hatch, a Volkswagen também planeja lançar uma versão SUV do modelo, ampliando ainda mais as opções no segmento compacto, cada vez mais competitivo dentro da mobilidade elétrica.
Há algum tempo, a Volkswagen chegou a comentar sobre a produção de veículos elétricos no Brasil no futuro. No entanto, ainda não há um prazo claro para isso, nem quais modelos poderiam ser montados aqui, já que a marca alemã sequer vende carros elétricos em nosso mercado. O ID.2 parece uma boa pedida para dar esse pontapé inicial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen desmente atraso do ID.2 e confirma lançamento em 2025
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca