A Volkswagen teve seus altos e baixos enquanto descobre como pode ser um futuro elétrico. Mas um ponto positivo tem sido a ideia de que o emblema GTI está chegando a um veículo elétrico pela primeira vez. Agora, o chefe técnico da VW reafirmou que esse carro - uma versão GTI do próximo ID.2 - deve chegar em 2026 e manterá o foco na diversão ao dirigir.
De acordo com uma reportagem recente publicada pela Autocar, ele terá menos de 300 cavalos de potência, mas será muito divertido de dirigir. O relatório cita Kai Grünitz, membro do conselho da VW responsável pelo desenvolvimento técnico, que primeiro confirmou que o emblema GTI continuará vivo na era dos carros elétricos.
Grünitz disse: “O GTI está vivo e vamos mantê-lo vivo no futuro. O emblema GTI é sobre paixão, e quando começamos a olhar para ideias para um GTI elétrico, sabíamos que era mais do que apenas potência.” Até agora, a Volkswagen usou a marca GTX para definir suas ofertas elétricas mais poderosas, como o ID.5 GTX. Ainda assim, o GTI será usado junto com ela no futuro - GTX pode ser usado para veículos com tração nas quatro rodas, enquanto GTI seria reservado para modelos esportivos com tração dianteira, como o próximo ID.2 mais bravo.
É importante observar que esse GTI não é exatamente como o GTI que a maioria de nós conhece.
Aquele carro é baseado no Volkswagen Golf, que está ganhando uma versão elétrica, mas que foi adiada para 2029 enquanto a montadora resolve seus desafios técnicos e de software. Em vez disso, este GTI baseado no ID.2 é menor, mais parecido com um Volkswagen Polo em outros mercados (e também teve suas variantes GTI ao longo dos anos).
Em vez da plataforma futurista do ID. Golf, o ID.2 será construído em uma versão mais acessível de tração dianteira da plataforma MEB, que sustentará outros VWs elétricos menores. Isso é semelhante ao que a Kia está fazendo com a versão lite de sua plataforma E-GMP, que abandona os 800 volts e a tração traseira na busca de cortar custos e tornar seus EVs menores mais acessíveis.
Se você já dirigiu algum dos modelos VW ID atuais, eles são competentes, mas a experiência de condução não é a mais divertida, mesmo com a potência indo para as rodas traseiras. Seus sistemas de segurança não permitem nenhum deslizamento na traseira, então eles sempre se sentem colados à estrada, e pisar fundo ao sair de uma curva não fará a traseira escapar.
Então, talvez a tração dianteira e permitir um pouco mais de movimento na dianteira seja o caminho a seguir. Grünitz explicou que você não precisa de muita potência para tornar um EV divertido. Ele disse: “Com um carro elétrico, adicionar muita potência é realmente fácil, mas precisamos de 300 cv ou 350 cv? Com um GTI, o que é mais importante do que potência é a dirigibilidade. Será um verdadeiro kart. Eu dirigi um protótipo e é realmente incrível.”
Isso soa muito encorajador, especialmente porque um dos carros elétricos acessíveis mais divertidos é o Mini Cooper SE, que permite desligar os assistentes de tração e estabilidade e fazer burnouts o tempo todo. Com todas os sistemas desligados, dirigir o Cooper SE com entusiasmo por uma estrada sinuosa é uma das melhores experiências que você terá ao volante de um EV, e ele tem menos de 200 cv.
A Mini se orgulha de oferecer uma experiência de direção semelhante a um kart em seus veículos, incluindo seus EVs. A combinação de suspensão rígida, que pode fazer o carro parecer um pouco saltitante em algumas superfícies irregulares, e direção muito afiada e sensível é o que torna a experiência de direção parecida com a de um kart, então a VW provavelmente está se inspirando nisso para o ID 2 GTI.
Sabemos que é possível se divertir em um carro elétrico de tração dianteira relativamente potente, e o executivo da Volkswagen parece muito confiante de que o próximo GTI será realmente interessante, então estamos ansiosos para experimentá-lo. Será que vem?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos