A Ford está ajustando novamente sua estratégia de eletrificação. A montadora cancelou os planejados SUVs elétricos de três fileiras e adiou o lançamento de sua futura picape elétrica full size em 18 meses, enquanto reduz os gastos com modelos elétricos a bateria.
A empresa anunciou em 21 de agosto que as alterações em seus planos podem custar até US$ 1,9 bilhão, incluindo uma despesa não monetária de US$ 400 milhões relacionada ao cancelamento dos SUVs que anteriormente haviam sido adiados de 2025.
Em vez desses EVs, a Ford agora planeja desenvolver uma família de SUVs híbridos de três fileiras, mas não especificou onde ou quando eles chegarão ao mercado. O CFO John Lawler disse que os veículos oferecerão uma "gama de opções de propulsão", mas não forneceu detalhes.
Os SUVs de três fileiras mais recentemente haviam sido programados para serem produzidos na fábrica Oakville Assembly Plant da Ford no Canadá, antes de anunciar em julho que construiria mais picapes Super Duty no local, deixando os carros elétricos sem um lar. A partir de agora, Lawler disse que os EVs representarão aproximadamente 30% de seu gasto de capital, abaixo dos 40% planejados.
A picape elétrica full size, com o codinome "T3", em mais de um ano, até o final de 2027. Isso permitirá que a empresa "utilize tecnologia de bateria de menor custo e aproveite outros avanços de custo enquanto o mercado continua a se desenvolver", disse em um comunicado. Embora a produção de veículos tenha sido adiada, a Ford afirmou que uma fábrica de baterias em seu complexo Blue Oval City, no Tennessee, continua a caminho de começar a produzir células em 2025.
No curto prazo, os planos de carros elétricos da Ford estão agora focados em produtos menores e mais acessíveis. O primeiro veículo em uma nova plataforma que está desenvolvendo para esse fim será uma picape de médio porte que chegará em 2027, disse a Ford.
Os funcionários disseram que compartilhariam mais detalhes sobre os planos de eletrificação da empresa em um evento no primeiro semestre de 2025. Apesar das mudanças, Lawler disse que sentia que o portfólio de produtos da Ford estava bem posicionado.
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