Mesmo com cada vez mais marcas pressionando governos para aumentar as taxações sobre modelos chineses importados - em especial o chefão da Tesla, Elon Musk - a BYD não parece ter mudado de estratégia sobre de alcançar mercados globais.
Na última segunda-feira, 26 de agosto, a vice-presidente executiva Stella Li disse “Nosso mercado externo será responsável por uma proporção relativamente grande de nossas vendas globais no futuro”.
Embora Li não tenha dado um prazo específico para a meta de vendas globais, isso exigiria um grande aumento na produção e nas entregas. A BYD está a caminho de atingir 500.000 vendas no exterior este ano, tendo atingido 270.000 nos primeiros sete meses – respondendo por cerca de 14% do seu total. A meta geral da BYD é vender aproximadamente 3,6 milhões de carros totalmente elétricos e híbridos plug-in em 2024, principalmente em seu mercado doméstico.
Para atingir a meta global, a BYD está investindo bilhões de dólares em instalações de produção e distribuição na Europa, Ásia e América do Sul para atender mercados locais e contornar barreiras comerciais que estão sendo levantadas contra veículos elétricos chineses. A União Europeia impôs no início deste mês uma taxa adicional de 17% sobre os carros da BYD, enquanto o Canadá e os EUA aplicaram taxas de 100%, acusando a China de trapacear no comércio ao subsidiar sua indústria automobilística.
A BYD tem uma fábrica em funcionamento na Tailândia e mais capacidade de fabricação sendo construída na Hungria, Brasil e Turquia. Ela se comprometeu a construir uma fábrica na Indonésia e está pronta para assinar um acordo de produção no México. No mês passado, ela assinou um acordo com a Uber Technologies para colocar 100.000 elétricos na plataforma da empresa de transporte por aplicativo, e foi uma das principais patrocinadoras dos torneios de futebol Euro 2024 e Copa América.
A meta de 50% de vendas globais provavelmente não será alcançada até o final da década, de acordo com a analista automotiva chinesa da Bloomberg Intelligence, Joanna Chen.
“Esse mix é uma história para 2030, ou até mais tarde”, disse Chen. “Entre os fabricantes chineses, o mix atual da Chery Auto é aproximadamente metade exportação e metade doméstica. Foi a primeira a ir para o exterior e agora é a maior marca chinesa em termos de exportações. Outros ainda dependem muito do mercado doméstico.”
A BYD tem vendido bem em países como Brasil, Israel, Tailândia e Austrália, mas os europeus continuam menos entusiasmados em comprar um elétrico, refletindo em um problema mais amplo para as montadoras tradicionais e estreantes em todo o continente. A BYD também se tornou a força dominante em seu mercado doméstico, ultrapassando montadoras ocidentais estabelecidas, como a Volkswagen, para vender três milhões de unidades no ano passado.
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