O novo Kia EV9 será lançado no Brasil em dezembro. SUV elétrico topo de linha da marca coreana, o modelo chegará ao país na configuração GT-Line com sete assentos e o pacote recheado de itens de tecnologia e conveniência. O anúncio foi feito durante o evento de apresentação do EV5 no país, que aconteceu nesta semana. 

Premiado como o Carro do Ano na Europa e ostentando o título de carro elétrico mais vendido da Kia atualmente, o novo Kia EV9 se revelou um verdadeiro sucesso nos principais mercados externos, como Europa e EUA.

Kia EV9 ao vivo (BR)
InsideEVs Brasil
Kia EV9 ao vivo (BR)
InsideEVs Brasil
Kia EV9 ao vivo (BR)
InsideEVs Brasil

Com visual atraente (e imponente), o Kia EV9 é um bom exemplo de aerodinâmica aplicada, com um coeficiente de 0,28. Para alcançar esse resultado, a Kia utilizou tecnologias avançadas como uma parte inferior da carroceria esculpida, rodas aerodinâmicas e cortinas de ar inteligentes. Além da versão padrão, o acabamento GT-Line (unidade que está no Brasil) oferece um visual mais esportivo e personalizado, com detalhes exclusivos e uma paleta de cores mais ousada.

Kia EV9 ao vivo (BR)
InsideEVs Brasil

Baseado na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) e modelo topo de linha da família de veículos elétricos EV, o EV9 traz as tecnologias mais recentes da marca e se destaca pelo porte de SUV grande: ele mede 5.010 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.755 mm de altura, enquanto a distância entre eixos é de respeitáveis 3.100 mm. As dimensões generosas se traduzem em um interior espaçoso que oferece três fileiras de assentos com configurações de sete lugares.

Kia EV9 ao vivo (BR)
InsideEVs Brasil

A unidade do EV9 que já está no Brasil para testes de homologação é da versão GT-Line, equipada com a bateria de 99,8 kWh (autonomia EPA de 431 km) que alimenta o motor duplo com 384 cv de potência e 61,1 kgfm de torque combinado. Nesta configuração, o SUV elétrico arranca de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos - espere por autonomia real acima dos 500 km. 

Galeria: Kia EV9 ao vivo (BR)

Tal como acontece com outros veículos na plataforma E-GMP, o Kia EV9 também vem com a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) através de sua Unidade de Controle de Carregamento Integrado (ICCU), permitindo até 3,68 kW de energia para os usuários carregarem laptops ou usarem equipamentos de acampamento, entre outras coisas.

Posicionado acima do recém-lançado EV5, que chegou ao Brasil por R$ 399.990, o novo Kia EV9 ainda não tem preço definido para o nosso mercado. Apenas como referência, o EV9 GT-Line custa a partir de US$ 75.395 (R$ 424.000) nos Estados Unidos. No que vem, quando estiver sendo entregue aos clientes, ele terá entre os rivais o aguardado e inédito Volvo EX90.