O crescimento implacável da fabricante chinesa de carros elétricos BYD está eliminando rivais menores, com a Li Auto Inc. se juntando à também novata Xpeng na divulgação de lucros decepcionantes.

A BYD divulgou na quarta-feira um salto de 33% no lucro do segundo trimestre, enquanto na mesma época a Li Auto divulgou uma queda maior do que o estimado de 52% nos lucros — fazendo suas ações listadas nos EUA despencarem. A Xpeng previu na semana passada uma receita do terceiro trimestre bem abaixo das expectativas dos analistas em meio a uma guerra de preços contundente na China. Nem a Li Auto nem a Xpeng conseguiram entrar no top 10 dos maiores fabricantes chineses de EV em vendas.

Galeria: BYD Seal EV 2025 (China)

A ascensão da BYD para se tornar líder absoluta no mercado automotivo da China — ultrapassando montadoras ocidentais estabelecidas como a Volkswagen para vender 3 milhões de unidades no ano passado — ocorre em meio a uma ampla desaceleração na demanda global de elétricos. A Ford, a Porsche e a Mercedes-Benz recuaram em suas ambições de eletrificados nos últimos meses, enquanto a Tesla. está bem abaixo do ritmo de 1,8 milhão de carros vendidos no ano passado.

Em outro sinal de desaceleração na demanda por veículos elétricos, a empresa de pesquisa automotiva JD Power disse na quarta-feira seus modelos representarão apenas 9% das vendas nos EUA neste ano, abaixo da previsão anterior de 12,4%.

BYD Qin Plus seda hibrido plug-in (4)

O resultado da BYD é “impressionante, já que a maioria de seus pares de veículos elétricos na China e ao redor do mundo vêm sofrendo perdas significativas há algum tempo e enfrentam potenciais problemas de liquidez”, escreveram os analistas do Barclays Jiong Shao e Lian Xiu Duan em uma nota.

Os lucros também darão à BYD o poder de acelerar a consolidação do setor de elétricos, eles acrescentaram. A consultoria AlixPartners disse em julho que menos de 20 marcas chinesas de carros elétricos serão lucrativas até o final da década, à medida que líderes de mercado como BYD e Tesla consolidam ainda mais suas posições.

“Você pode facilmente dizer pelos dados de vendas que as principais montadoras estão respondendo por uma fatia maior agora, enquanto as de desempenho mais baixo podem ser eliminadas em dois anos”, disse Yale Zhang, diretor administrativo da consultoria AutoForesight, sediada em Xangai. “A consolidação é impulsionada pelo mercado, e a guerra de preços é um dos métodos mais eficazes e cruéis.”

A BYD estabeleceu seu domínio nos últimos anos ao ser pioneira em tecnologias de bateria e híbridas que implantou em uma ampla linha. As ofertas incluem o Dolphin Mini, agora um dos EVs mais vendidos da China, que começa em US$ 9.800 (R$ 55.477), até a luxuosa série de supercarros Yangwang, que é vendida por mais de 1 milhão de yuans (R$ 798.854). O crescimento da montadora também foi apoiado pela popularidade dos híbridos plug-in, cujas vendas estão aumentando em um ritmo mais rápido do que os eletrificados.

Embora a Tesla possa ter sido a primeira grande fabricante de modelos elétricos no mercado chinês a cortar preços há quase dois anos, a BYD intensificou a guerra de preços. Ela cortou os preços de sua série de sedãs Qin Plus(BYD King, no Brasil) em cerca de 20.000 yuans(R$ 15.960) em fevereiro, forçando outros fabricantes e montadoras tradicionais a seguirem o exemplo.

BYD - navio de transporte de automóveis

BYD - navio de transporte de automóveis

“A BYD não é imune à pressão de preços, mas sua escala e integração vertical fornecem suporte crucial à lucratividade e permitem que ela corte mais os preços, se necessário, para eliminar rivais menores e acelerar a consolidação do setor”, disse Joanna Chen, analista automotiva da Bloomberg Intelligence na China.

A marca de carros mais vendida da China também tem ambições para o mercado global. Em uma entrevista à Bloomberg News na segunda-feira, a vice-presidente executiva Stella Li disse que espera que as vendas internacionais cresçam para quase metade do total da BYD no futuro. As entregas internacionais de veículos de passageiros representaram cerca de 12% do total em julho. A empresa está fretando sua própria frota de navios para ajudar a atingir essa meta, com o BYD Explorer 01 embarcando em viagens de exportação este ano.