Nos últimos anos, os fabricantes inovaram não apenas em termos de desempenho, mas também de eficiência e redução de emissões. No setor automotivo, quase todos os veículos agora vêm com algum tipo de opção híbrida. No entanto, o cenário das motocicletas parece se inclinar mais para ofertas totalmente elétricas.

Isso pode mudar em breve, pois a Hero MotoCorp da Índia está desenvolvendo um novo trem de força híbrido, presumivelmente para suas motocicletas e scooters de pequeno porte. No momento, quase não há motocicletas híbridas no mercado, sendo a Kawasaki Ninja 7 Hybrid e a Yamaha Fazzio (Fascino em outros mercados) alguns dos poucos exemplos dignos de nota. No entanto, a Hero MotoCorp vê um grande potencial no espaço dos veículos híbridos de duas rodas.

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O CEO da Hero MotoCorp, Niranjan Gupta, explica como a empresa está adotando uma abordagem abrangente para lidar com o futuro da mobilidade. "O mercado continuará a ver tecnologias alternativas de trem de força. Como você sabe, há motores a combustão e elétricos. Estamos trabalhando em propulsores flex e tecnologia de combustível à base de etanol. Para o longo prazo, também estamos trabalhando com as tecnologias híbridas", disse ele.

No momento, ainda não sabemos em quais modelos a Hero MotoCorp planeja lançar com um trem de força híbrido. Mas não é preciso ir muito longe. Os modelos da indiana abrangem uma ampla gama de ofertas, com scooters de pequeno deslocamento, como a Xoom 110, até motocicletas de médio porte, como a Mavrick 440, uma motocicleta que compartilha a plataforma com a Harley-Davidson X440.

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Kawasaki Ninja EV 

Em essência, uma motocicleta híbrida funciona de maneira muito semelhante à de um carro híbrido. Um motor elétrico trabalha em conjunto com o motor de combustão interna e o auxilia em baixas velocidades e baixas rotações. Um modo totalmente elétrico pode ser possível em baixas velocidades e o motor térmico entra em ação em velocidades mais altas ou quando o motor elétrico fica sem energia.

Há também sistemas micro-híbridos, como os encontrados na Yamaha Fazzio. Nesse caso, o motor elétrico é conectado ao virabrequim do propulsor e substitui o motor de partida para um arranque silencioso. Ele também fornece um aumento de potência sob forte aceleração, tornando o passeio bastante empolgante para uma scooter tão pequena. A única desvantagem é que não há modo totalmente elétrico e o motor a gasolina está sempre funcionando, não importa o que aconteça.

Com tudo isso dito, o tipo de sistema híbrido no qual a Hero MotoCorp está trabalhando ainda não foi revelado. Também vale a pena mencionar aqui que a Hero MotoCorp não é, de forma alguma, a única fabricante que está defendendo os trens de força e combustíveis alternativos.

A Bajaj, outra gigante indiana de motocicletas, também lançou recentemente sua primeira motocicleta movida a GNV. Enquanto isso, a Yamaha também foi clara ao investir em motores de combustão interna movidos a hidrogênio, na esperança de dar uma nova vida aos aos propulsores de combustão interna.