A Great Wall Motor (GWM) descontinuou há algum tempo seus subcompactos elétricos Ora Black Cat e White Cat na China. Isso apesar de terem registrado vendas mensais de cerca de 20.000 unidades cada. O CEO da Ora, Dong Yudong, revelou há pouco tempo que a decisão foi motivada por prejuízos significativos, com uma perda de 10.000 yuan (cerca de R$ 8.000) em cada unidade vendida. 

Segundo relatado, o alto custo dos componentes elétricos, como bateria, motor e módulo de controle eletrônico, foi um dos principais fatores que contribuíram para as perdas. Esses sistemas podem representar até 90% do custo total do veículo. A descontinuação dos modelos também destaca a intensa competição no mercado de veículos elétricos e a dificuldade de lucrar, especialmente com veículos menores, diante da redução de subsídios governamentais.

Ora Black Cat

Ora Black Cat

O Ora Black Cat e White Cat são exemplos de subcompactos elétricos, com dimensões reduzidas e destinados ao uso urbano. O Black Cat foi produzido entre 2019 e 2022, enquanto o White Cat foi lançado em 2020 e teve sua produção encerrada possivelmente em 2022.

Euler White Cat - 5

Ora White Cat

É curioso que Dong Yudong tenha feito essas declarações recentemente, considerando que a produção dos modelos foi interrompida há mais de um ano. Além disso, ele fez comentários contraditórios, afirmando que nas próximas cinco anos, as vendas de veículos elétricos com mais de 4,6 metros de comprimento diminuirão e as vendas de carros com medidas compactas (cerca de 4,0 metros) irão crescer. 

No Brasil, quando a GWM confirmou a vinda do Ora 03, nós questionamos se haveria possibilidade para os modelos menores, sobretudo o White Cat, que pela proposta e dimensões, poderia competir com as versões de entrada do BYD Dolphin Mini. Na época, a resposta foi negativa, a marca sequer cogitou trazer esses modelos ao país, o que fica mais claro com essas declarações recentes de Yudong. 

Fonte: CarNewsChina