A Geely apresentou recentemente o Geome Xingyuan, um hatchback elétrico compacto que promete ser um forte concorrente para o BYD Dolphin no mercado chinês. Com um design moderno e uma série de recursos tecnológicos avançados, o Xingyuan é a mais recente adição à linha Geome, anteriormente conhecida como Geometry.
O Geome Xingyuan tem 4,1 metros de comprimento e oferece até 114 cavalos de potência, além de uma autonomia de até 410 km, dependendo da configuração da bateria. Essas especificações colocam o Xingyuan no páreo com o BYD Dolphin, um dos líderes do mercado de carros elétricos compactos na China.
Visualmente, o Xingyuan adota a nova linguagem de design da Geome, que combina linhas arredondadas com elementos modernos, como faróis em forma de gota, maçanetas embutidas nas portas e um teto escurecido. A parte traseira é marcada pelo logotipo "Geome", um spoiler e lanternas ovais, conferindo ao carro uma aparência distinta e sofisticada.
Por dentro, o Xingyuan é claramente voltado para o uso urbano, com detalhes como um padrão iluminado no console central e nas portas, além de um volante de dois raios em forma de D e uma grande tela principal suspensa. A central multimídia é equipada com o sistema operacional Flyme Auto OS, desenvolvido pela Meizu, empresa adquirida pela Geely em 2022.
Em termos de desempenho, o Geome Xingyuan estará disponível em duas versões. A versão de entrada contará com um motor elétrico de 58 kW (78 cv), enquanto a versão mais potente terá um motor de 85 kW (114 cv), capaz de atingir até 135 km/h de velocidade máxima. A Geely oferece também duas opções de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) fabricadas pela CATL, com capacidades de 30,12 kWh e 40,16 kWh, proporcionando autonomias de 310 km e 410 km, respectivamente.
Com previsão de entrada no mercado ainda este ano, o Geome Xingyuan chegará com um preço inicial em torno de 80.000 yuan (aproximadamente R$ 65 mil), tornando-se uma opção acessível e competitiva no segmento de carros elétricos urbanos. O lançamento do Xingyuan marca um passo importante para a Geely na consolidação de sua linha Geome, reafirmando sua posição como uma das principais fabricantes de veículos elétricos na China.
No Brasil, a Geely ainda não comercializa os modelos de sua marca principal, mas já marca presença por meio das marcas Volvo, Zeekr e Polestar, esta última confirmada para 2025.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Geely: nova bateria com segurança de 'grau militar' que supera a BYD