A BYD parece bem disposta no seu plano de assumir as operações de distribuidoras e concessionárias em países asiáticos e na Europa, é o que mostra a mais recente aquisição da montadora chinesa.
Segundo nossos parceiros da CarsNewsChina, em 30 de agosto, a Hedin Mobility Group em Stuttgart, Alemanha, anunciou que havia fechado um acordo com a BYD para vender sua rede de distribuição alemã para a marca. Isso significa que a montadora chinesa agora controlará os direitos de distribuição e de peças da marca dentro do mercado alemão.
A transação é um acordo para a Hedin vender sua subsidiária Hedin Electric Mobility GmbH para a BYD. Também entra como parte do acordo a transferência de duas lojas em Stuttgart e Frankfurt, que são atualmente operadas pela divisão de varejo do Hedin Mobility Group, para o controle da BYD.
O acordo, no entanto, não corta totalmente a conexão da Hedin com a chinesa. A empresa continuará sendo uma revendedora autorizada da montadora na Alemanha, com três pontos de venda em Mannheim, Kaiserslautern e Saarbrücken. Além disso, o Hedin Mobility Group continuará atuando como revendedor na Suécia.
“Nos últimos dois anos, trabalhamos com a BYD para desenvolver o mercado alemão. A fundação está agora pronta para aumentar os volumes, e estamos ansiosos para continuar esta jornada na Alemanha junto com a BYD como revendedora”, disse Anders Hedin, CEO e fundador do Hedin Mobility Group.
O acordo fortalece a posição da BYD no mercado alemão. Agora atuando como distribuidora, a fabricante chinesa pode entrar em mais acordos com redes de concessionárias em toda a Alemanha, expandindo a presença da empresa em todo o país. Da mesma forma, ao controlar o braço de peças de reposição, a BYD poderá garantir que a experiência do cliente esteja totalmente sob o controle da empresa no que diz respeito ao serviço e manutenção dos carros vendidos.
“A BYD está comprometida em promover parcerias fortes de longo prazo. As parcerias existentes com os varejistas alemães continuarão. Junto com seus parceiros varejistas, a BYD estenderá ainda mais os excelentes serviços ao cliente e suporte de garantia que temos na Alemanha”, disse Stella Li, vice-presidente executiva da BYD.
A transação está sujeita à aprovação regulatória e provavelmente será finalizada no último trimestre do ano. A BYD vendeu 4.139 carros na Alemanha no ano passado, mas até o final de julho, havia vendido apenas 1.432 carros em 2024. Um motivador óbvio por trás do acordo é tentar expandir as vendas em um ritmo mais rápido.
Fonte: Hedin Mobility Group.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Donos de elétricos serão convocados para ajudar em desastres na Austrália
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais