O novo Renault Kwid E-Tech foi flagrado pela primeira vez no Brasil. Uma unidade de testes do carro elétrico compacto foi vista pelo AutoinBrasil enquanto circulava na região de Curitiba (PR), nas proximidades do complexo da Renault. Lançado na Europa neste ano, o atualizado Dacia Spring, modelo 'irmão' do Kwid, trouxe novidades no visual, equipamentos e melhor acabamento.

 

Novo visual e interior melhorado

Em termos de design, o Kwid E-Tech 2025 ostenta um visual mais robusto, com faróis em forma de Y que se integram à identidade visual da marca. As luzes diurnas se unem ao logotipo por meio de apliques horizontais brancos, enquanto uma falsa grade preta completa a dianteira.

Flagra: Kwid E-Tech 2025
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Internamente, o estilo ficou mais contemporâneo com uma boa evolução sobre o modelo atual: quadro de instrumentos configurável de 7 polegadas em todas as versões - nos modelos mais equipados há uma grande tela sensível ao toque de 10". 

Avaliação da Dacia Spring (2024)
Dacia

Dacia Spring (2024)

Outra novidade é que a paleta de cores no interior e os materiais também foram revistos. O elemento "Y" dos conjuntos óticos é replicado no interior das saídas de ar centrais. Ele também é feito de plástico branco, enquanto o acabamento topo de linha Extreme vem em tom de cobre. O porta-malas também foi ampliado, com capacidade para 306 litros.

Frenagem regenerativa

Em termos de mecânica, o carro elétrico urbano da Renault mantém as opções de motor: 33 kW (45 cv) e 48 kW (65 cv) - no Brasil existe apenas a opção de 65 cv. Ambos são alimentados por uma bateria de 26,8 kWh de capacidade, que garante uma autonomia de 220 km no ciclo WLTP - no Brasil vai a 185 km pelo padrão Inmetro, com alcance no uso real na faixa dos 250 km. 

Avaliação da Dacia Spring (2024)
Dacia

Uma das novidades da versão 2024 é a introdução do modo B do seletor, que permite a condução com um nível mais alto de regeneração durante a frenagem, o que ajuda a ampliar a autonomia, sobretudo no uso urbano.

Opções de recarga:

  • Corrente alterna (AC): Potência máxima de 7 kW (20-100% em 4 horas).
  • Corrente contínua (DC): Potência máxima de 30 kW (20-80% em 45 minutos)

Alternativa ao Dolphin Mini

No Brasil, o Renault Kwid E-Tech custa R$ 99.990, sendo o carro elétrico mais barato do mercado. Com as atualizações da linha 2024 aplicadas ao Dacia Spring, que é produzido na mesma linha de montagem, o nosso Kwid E-Tech ficaria mais competitivo e poderia morder uma fatia maior do mercado, atualmente dominada pelo BYD Dolphin Mini, que custa a partir de R$ 115.000 e já emplacou mais de 10 mil unidades. 

De qualquer forma, o Kwid E-Tech atualizado só deve chegar ao mercado em 2025 e os preços podem ser ligeiramente reajustados na comparação com o modelo atual. Apesar, disso é muito provável que continue na lista dos carros elétricos mais baratos do nosso mercado, mas com argumentos renovados para encarar o subcompacto elétrico da marca chinesa.