Lançado no Brasil neste ano, o Volvo EX30 era um dos modelos mais esperados nos EUA, até ser adiado. Um carro elétrico compacto com preço a partir de US$ 35.000 (R$ 195.000) prometia se destacar em quesitos como segurança e desempenho.
A produção na fábrica da empresa controladora Geely na China foi fundamental para atingir esse preço. Mas, no início deste ano, os EUA e a Europa impuseram pesadas tarifas sobre os carros fabricados na China, obrigando a Volvo a transferir a produção do EX30 para alguns mercados de exportação para sua fábrica em Ghent, na Bélgica.
Mas pode haver alguns motivos para ter esperança. Durante uma mesa redonda com repórteres na sede global da Volvo em Gotemburgo, Suécia, o CEO Jim Rowan compartilhou algumas ideias sobre como a produção belga do EX30 afetaria seus preços nos EUA.
Ele pareceu otimista, indicando que as margens dos carros fabricados na China não eram muito diferentes das dos carros fabricados na Bélgica e que havia espaço para economizar em logística e transporte, já que a Europa está muito mais próxima dos EUA do que a China.
"Você tem 10% do [custo do carro] para usar em termos de logística", disse Rowan. "Assim, você elimina esse custo de logística e também fica muito mais próximo do cliente, portanto, não tem um custo de manutenção de estoque."
Em seguida, acrescentou: "...esperamos ter, em geral, a mesma margem bruta do produto produzido na Bélgica que temos no produto produzido e enviado da China." Rowan afirmou que a Volvo estava dentro de 15-20% da margem bruta do EX30 e, mesmo depois de transferir a produção para Ghent, ainda estaria "dentro dessa faixa operacional".
Isso pode não se traduzir no fato de a Volvo atingir o preço de US$ 35.000 prometido inicialmente, mas parece que o EX30 provavelmente não custará muito mais. Isso pode ajudar a acalmar alguns compradores esperançosos do EX30. O preço acessível é fundamental quando se trata de carros elétricos e o novo modelo da Volvo já está cumprindo essa promessa na Europa.
A Volvo teve um excelente segundo trimestre de vendas de carros elétricos na Europa, pois os clientes receberam o EX30 em massa.
De acordo com os dados da Jato Dynamics, ele foi o terceiro veículo elétrico mais registrado na Europa no primeiro semestre de 2024, com 36.980 emplacamentos, atrás apenas do Tesla Model Y (101.181) e do Model 3 (58.400). No Brasil, o EX30 foi o quarto carro elétrico mais vendido do país em agosto, com 314 emplacamentos - no acumulado do ano já foram vendidas 1.795 unidades.
A maior parte da produção do EX30 deveria ocorrer na fábrica do Geely Group em Zhangjiakou, na China. A Volvo anunciou no ano passado que a fábrica de Ghent, onde o XC40 e o C40 também são fabricados, ajudaria a aumentar a capacidade do EX30 para a Europa e os mercados globais de exportação.
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